Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AndressaBarretoRioBranco_tcc.pdf216,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios do atendimento de estudante com TDAH e seu efeito pós pandemia
Autor(es): Rio Branco, Andressa Barreto
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Pandemia
Covid-19
Estudantes
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Data de apresentação: 6-Set-2023
Data de publicação: 12-Ago-2024
Referência: RIO BRANCO, Andressa Barreto. Desafios do atendimento de estudante com TDAH e seu efeito pós pandemia. 2023. 23 f., Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, afeta cerca de 3 a 5% das crianças em idade escolar de todo o mundo. Com esse aumento de casos, este trabalho questiona como a pandemia afetou os estudantes com TDAH e tem como objetivo investigar com base em uma reflexão como o docente lida com os desafios do TDAH em um contexto pós pandemia. Os docentes estão preparados para lidar com as consequências que a covid-19 trouxe para alunos com o TDAH? Na análise foram utilizadas pesquisas como as da Piazzi, Neves e Conte, e documentos legais que enfatizam e auxiliam no que se refere ao processo de crianças com TDAH. Conclui-se que os professores precisam realizar mais cursos preparatórios para estarem capacitados a lidar com as novas dificuldades e que será essencial a cooperação com os pais nesse processo.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), according to the Brazilian Association of Attention Deficit, affects about 3 to 5% of school-age children worldwide. With this increase in cases, this work questions how the pandemic affected students who already had the symptoms and aims to investigate, based on a literary reflection, how teachers deal with the challenges of ADHD in a post-pandemic context. The topic was reached by bringing the teaching perspective to the case, are teachers prepared to deal with the consequences that covid-19 brought to students with ADHD? In the analysis, surveys such as those by Piazzi, Neves and Conte were used, and legal documents that emphasize and help with regard to the process of children with ADHD. It is concluded that teachers need to take more preparatory courses to be able to deal with new difficulties and that cooperation with parents will be essential in this process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.