Título: | Processos formativos e avaliativos na orientação de estágio docente dos anos iniciais do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Corte, Alana Beatriz Aires Dalla |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Pedagogos - formação Pedagogos - prática profissional Ensino fundamental - séries iniciais Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 12-Ago-2024 |
Referência: | CORTE, Alana Beatriz Aires. Processos formativos e avaliativos na orientação de estágio docente dos anos iniciais do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A finalidade deste trabalho foi conhecer e discutir os objetivos, as estratégias formativas e
avaliativas utilizadas por orientadores de estágio docente nos anos iniciais do Ensino
Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. Para tanto, foram
analisados 05 Planos de Ensino do componente curricular e 12 relatórios de conclusão de
estágio referentes aos anos de 2021 e 2022. Esta é uma pesquisa documental e exploratória,
com abordagem qualitativa. Os conceitos abordados foram: Formação de Professores (LIMA,
2012); Estágio Supervisionado Docente (LIMA; PIMENTA, 2012); Saberes Docentes
(PIMENTA, 1999). Os resultados revelaram que a principal finalidade do estágio nos anos
iniciais é oportunizar experiências e situações de ensino e aprendizagem no espaço/tempo
escolar que contribuam para a constituição dos saberes e da identidade docente. A coleta de
dados foi realizada mediante convite e assinatura no Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido (TCLE) para a disponibilização de documentos e a análise foi realizada
observando os objetivos da pesquisa. Foram identificadas como estratégias formativas
adotadas pelos orientadores de estágio: a observação, o registro, e o planejamento da ação
docente com base na discussão/reflexão e tematização da prática. Na avaliação dos
estagiários, os orientadores consideram o desempenho, o cumprimento de horas, a execução
das atividades propostas no plano, o relatório final de estágio, a autoavaliação do estagiário e
avaliação do supervisor. |
Abstract: | The purpose of this work was to know and discuss the objectives, the formative and
evaluative strategies used by teachers' internship counselors in the early years of Elementary
School of the Pedagogy Course of the University of Brasília. To this end, 05 Teaching Plans
of the curricular component and 12 reports of completion of internship for the years 2021
and 2022 were analyzed. This is a documentary and exploratory research, with a qualitative
approach. The concepts addressed were: Teacher Training (LIMA, 2012); Supervised
Teaching Internship (LIMA; PIMENTA, 2012); Teaching Knowledge (PIMENTA, 1999).
The results revealed that the main purpose of the internship in the early years is to provide
opportunities for experiences and situations of teaching and learning in the school space/
time that contribute to the constitution of knowledge and teaching identity. Data collection
was performed by invitation and signature in the Informed Consent Form (TCLE) for the
availability of documents and the analysis was performed observing the objectives of the
research. Were identified as formative strategies adopted by the internship supervisors:
observation, registration, and planning of teaching action based on discussion/ reflection and
thematization of practice. In the evaluation of the trainees, the supervisors consider the
performance, the fulfillment of hours, the execution of the activities proposed in the plan, the
final internship report, the trainee’s self-assessment and the supervisor’s evaluation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.