Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlanaBeatrizDallaCorte_tcc.pdf3,42 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorCorte, Alana Beatriz Aires Dalla-
dc.identifier.citationCORTE, Alana Beatriz Aires. Processos formativos e avaliativos na orientação de estágio docente dos anos iniciais do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA finalidade deste trabalho foi conhecer e discutir os objetivos, as estratégias formativas e avaliativas utilizadas por orientadores de estágio docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. Para tanto, foram analisados 05 Planos de Ensino do componente curricular e 12 relatórios de conclusão de estágio referentes aos anos de 2021 e 2022. Esta é uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa. Os conceitos abordados foram: Formação de Professores (LIMA, 2012); Estágio Supervisionado Docente (LIMA; PIMENTA, 2012); Saberes Docentes (PIMENTA, 1999). Os resultados revelaram que a principal finalidade do estágio nos anos iniciais é oportunizar experiências e situações de ensino e aprendizagem no espaço/tempo escolar que contribuam para a constituição dos saberes e da identidade docente. A coleta de dados foi realizada mediante convite e assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a disponibilização de documentos e a análise foi realizada observando os objetivos da pesquisa. Foram identificadas como estratégias formativas adotadas pelos orientadores de estágio: a observação, o registro, e o planejamento da ação docente com base na discussão/reflexão e tematização da prática. Na avaliação dos estagiários, os orientadores consideram o desempenho, o cumprimento de horas, a execução das atividades propostas no plano, o relatório final de estágio, a autoavaliação do estagiário e avaliação do supervisor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Pedagogiapt_BR
dc.titleProcessos formativos e avaliativos na orientação de estágio docente dos anos iniciais do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-12T12:53:00Z-
dc.date.available2024-08-12T12:53:00Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39469-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this work was to know and discuss the objectives, the formative and evaluative strategies used by teachers' internship counselors in the early years of Elementary School of the Pedagogy Course of the University of Brasília. To this end, 05 Teaching Plans of the curricular component and 12 reports of completion of internship for the years 2021 and 2022 were analyzed. This is a documentary and exploratory research, with a qualitative approach. The concepts addressed were: Teacher Training (LIMA, 2012); Supervised Teaching Internship (LIMA; PIMENTA, 2012); Teaching Knowledge (PIMENTA, 1999). The results revealed that the main purpose of the internship in the early years is to provide opportunities for experiences and situations of teaching and learning in the school space/ time that contribute to the constitution of knowledge and teaching identity. Data collection was performed by invitation and signature in the Informed Consent Form (TCLE) for the availability of documents and the analysis was performed observing the objectives of the research. Were identified as formative strategies adopted by the internship supervisors: observation, registration, and planning of teaching action based on discussion/ reflection and thematization of practice. In the evaluation of the trainees, the supervisors consider the performance, the fulfillment of hours, the execution of the activities proposed in the plan, the final internship report, the trainee’s self-assessment and the supervisor’s evaluation.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.