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Título: Processos formativos e avaliativos na orientação de estágio docente dos anos iniciais do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília
Autor(es): Corte, Alana Beatriz Aires Dalla
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Pedagogos - formação
Pedagogos - prática profissional
Ensino fundamental - séries iniciais
Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 12-Ago-2024
Referência: CORTE, Alana Beatriz Aires. Processos formativos e avaliativos na orientação de estágio docente dos anos iniciais do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A finalidade deste trabalho foi conhecer e discutir os objetivos, as estratégias formativas e avaliativas utilizadas por orientadores de estágio docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. Para tanto, foram analisados 05 Planos de Ensino do componente curricular e 12 relatórios de conclusão de estágio referentes aos anos de 2021 e 2022. Esta é uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem qualitativa. Os conceitos abordados foram: Formação de Professores (LIMA, 2012); Estágio Supervisionado Docente (LIMA; PIMENTA, 2012); Saberes Docentes (PIMENTA, 1999). Os resultados revelaram que a principal finalidade do estágio nos anos iniciais é oportunizar experiências e situações de ensino e aprendizagem no espaço/tempo escolar que contribuam para a constituição dos saberes e da identidade docente. A coleta de dados foi realizada mediante convite e assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a disponibilização de documentos e a análise foi realizada observando os objetivos da pesquisa. Foram identificadas como estratégias formativas adotadas pelos orientadores de estágio: a observação, o registro, e o planejamento da ação docente com base na discussão/reflexão e tematização da prática. Na avaliação dos estagiários, os orientadores consideram o desempenho, o cumprimento de horas, a execução das atividades propostas no plano, o relatório final de estágio, a autoavaliação do estagiário e avaliação do supervisor.
Abstract: The purpose of this work was to know and discuss the objectives, the formative and evaluative strategies used by teachers' internship counselors in the early years of Elementary School of the Pedagogy Course of the University of Brasília. To this end, 05 Teaching Plans of the curricular component and 12 reports of completion of internship for the years 2021 and 2022 were analyzed. This is a documentary and exploratory research, with a qualitative approach. The concepts addressed were: Teacher Training (LIMA, 2012); Supervised Teaching Internship (LIMA; PIMENTA, 2012); Teaching Knowledge (PIMENTA, 1999). The results revealed that the main purpose of the internship in the early years is to provide opportunities for experiences and situations of teaching and learning in the school space/ time that contribute to the constitution of knowledge and teaching identity. Data collection was performed by invitation and signature in the Informed Consent Form (TCLE) for the availability of documents and the analysis was performed observing the objectives of the research. Were identified as formative strategies adopted by the internship supervisors: observation, registration, and planning of teaching action based on discussion/ reflection and thematization of practice. In the evaluation of the trainees, the supervisors consider the performance, the fulfillment of hours, the execution of the activities proposed in the plan, the final internship report, the trainee’s self-assessment and the supervisor’s evaluation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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