Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LarissaHencklein_tcc.pdf3,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto “Biografias em cena” : um olhar para a formação estética em educação não formal na Escola Núcleo de Artes Cenário Cultural – Araras/SP
Autor(es): Hencklein, Larissa
Orientador(es): Ribeiro, Ricardo Cruccioli
Assunto: Educação não-formal
Teatro - educação
Formação artística
Data de apresentação: 16-Dez-2023
Data de publicação: 8-Ago-2024
Referência: HENCKLEIN, Larissa. Projeto “Biografias em cena”: um olhar para a formação estética em educação não formal na Escola Núcleo de Artes Cenário Cultural – Araras/SP. 2023. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Araras-SP, 2023.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a formação estética. Nesse TCC, compreende-se por formação estética o processo pelo qual indivíduos absorvem e apreciam valores estéticos através de experiências artísticas e culturais, permitindo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e do pensamento crítico. Seu objetivo geral é compreender a relevância do projeto “Biografias em Cena”, da escola Núcleo de Artes Cenário Cultural, da cidade de Araras/SP, para a formação estética de seus estudantes e da comunidade, por meio da descrição e análise do espetáculo de teatro musicado “Cazuza – o poeta está vivo”, realizado no ano de 2022, do qual a pesquisadora deste TCC foi professora formadora de elenco, a fim de contribuir com estudos sobre formação estética em educação não formal de artes. Enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa se construiu com a leitura de alguns textos sobre formação estética, experiência e Processo Colaborativo. Foram lidos, dentre outros, Augusto Boal (2009), Georgia Oliveira e Ana Moraes (2023), Jorge Bondía (2002) e Aline Oliveira (2016). Além dessas leituras, metodologicamente, o trabalho se fez com as vivências da pesquisadora na escola e projeto antes citados; com o acesso a informações anotadas em cadernos de campo da pesquisadora: e, com a utilização de entrevistas que foram realizadas para esta pesquisa. Com os resultados alcançados, pode-se concluir que o “Biografias em Cena” possui importância para a formação estética das pessoas que têm contato com ele e que contribui com o visibilizar positivamente espaços de educação não formal com o lugares que possuem importância na formação de artistas de diferentes linguagens artísticas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.