Título: | Projeto “Biografias em cena” : um olhar para a formação estética em educação não formal na Escola Núcleo de Artes Cenário Cultural – Araras/SP |
Autor(es): | Hencklein, Larissa |
Orientador(es): | Ribeiro, Ricardo Cruccioli |
Assunto: | Educação não-formal Teatro - educação Formação artística |
Data de apresentação: | 16-Dez-2023 |
Data de publicação: | 8-Ago-2024 |
Referência: | HENCKLEIN, Larissa. Projeto “Biografias em cena”: um olhar para a formação estética em educação não formal na Escola Núcleo de Artes Cenário Cultural – Araras/SP. 2023. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Araras-SP, 2023. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a formação estética. Nesse
TCC, compreende-se por formação estética o processo pelo qual indivíduos absorvem e
apreciam valores estéticos através de experiências artísticas e culturais, permitindo o
desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e do pensamento crítico. Seu objetivo
geral é compreender a relevância do projeto “Biografias em Cena”, da escola Núcleo de
Artes Cenário Cultural, da cidade de Araras/SP, para a formação estética de seus
estudantes e da comunidade, por meio da descrição e análise do espetáculo de teatro
musicado “Cazuza – o poeta está vivo”, realizado no ano de 2022, do qual a pesquisadora
deste TCC foi professora formadora de elenco, a fim de contribuir com estudos sobre
formação estética em educação não formal de artes. Enquanto procedimentos
metodológicos, esta pesquisa se construiu com a leitura de alguns textos sobre formação
estética, experiência e Processo Colaborativo. Foram lidos, dentre outros, Augusto Boal
(2009), Georgia Oliveira e Ana Moraes (2023), Jorge Bondía (2002) e Aline Oliveira
(2016). Além dessas leituras, metodologicamente, o trabalho se fez com as vivências da
pesquisadora na escola e projeto antes citados; com o acesso a informações anotadas em
cadernos de campo da pesquisadora: e, com a utilização de entrevistas que foram
realizadas para esta pesquisa. Com os resultados alcançados, pode-se concluir que o
“Biografias em Cena” possui importância para a formação estética das pessoas que têm
contato com ele e que contribui com o visibilizar positivamente espaços de educação não
formal com o lugares que possuem importância na formação de artistas de diferentes
linguagens artísticas. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.