Título: | A branquitude e seu locus social em poéticas teatrais contemporâneas : contribuições para a criação de uma prática pedagógica decolonizante |
Autor(es): | Dessaune, Cynthia Gontijo |
Orientador(es): | Oliveira, Aline Seabra de |
Assunto: | Teatro e sociedade Decolonialidade |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 8-Ago-2024 |
Referência: | DESSAUNE, Cynthia Gontijo. A branquitude e seu locus social em poéticas teatrais contemporâneas: contribuições para a criação de uma prática pedagógica decolonizante. 2023. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objeto de estudo desta pesquisa parte da análise de três encenações artísticas
contemporâneas que discutem a branquitude e o seu lugar de poder e privilégio. São
elas: Sal, de Selina Thompson (Inglaterra), White Face and Blonde Hair, de Renata
Felinto (Brasil) e Illusions v.I, Narcissus and Echos, de Grada Kilomba (Portugal). A
investigação tem como objetivo discutir as possíveis contribuições dessas obras para
a pedagogia decolonial, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica
decolonizante. Para isso, considerando o atravessamento que o conceito de
branquitude e o de poéticas contemporâneas realizam, empreende-se uma pesquisa
bibliográfica em relação aos textos e publicações relativos às obras escolhidas, em
complementaridade com a análise documental, instrumentalizando a pesquisa com o
estudo dos registros audiovisuais e textuais das encenações. Somado a este estudo
está a pesquisa bibliográfica acerca da pedagogia decolonial e suas possibilidades de
reflexão para a prática pedagógica. O trabalho está dividido em dois capítulos. No
primeiro capítulo foi realizada a conceituação do termo branquitude, bem como suas
inferências práticas. Já no segundo capítulo, foi empreendida a análise das obras
escolhidas a partir de poéticas contemporâneas e suas possíveis contribuições para
a construção de uma prática pedagógica decolonial. A hipótese desta pesquisa parte
da ideia de que a discussão proposta por essas obras, no que se refere à branquitude,
pode contribuir para reflexões pertinentes ao modelo educacional vigente. Acredita-se
que o viés abordado pode ser enriquecedor para professores, pesquisadores e artistas
interessados no desenvolvimento de um senso crítico acerca do lugar social da
branquitude, de maneira a incrementar discussões e debates que podem colaborar
para a consolidação de uma prática pedagógica decolonizante. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Teatro
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