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dc.contributor.advisorOliveira, Aline Seabra de-
dc.contributor.authorDessaune, Cynthia Gontijo-
dc.identifier.citationDESSAUNE, Cynthia Gontijo. A branquitude e seu locus social em poéticas teatrais contemporâneas: contribuições para a criação de uma prática pedagógica decolonizante. 2023. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objeto de estudo desta pesquisa parte da análise de três encenações artísticas contemporâneas que discutem a branquitude e o seu lugar de poder e privilégio. São elas: Sal, de Selina Thompson (Inglaterra), White Face and Blonde Hair, de Renata Felinto (Brasil) e Illusions v.I, Narcissus and Echos, de Grada Kilomba (Portugal). A investigação tem como objetivo discutir as possíveis contribuições dessas obras para a pedagogia decolonial, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica decolonizante. Para isso, considerando o atravessamento que o conceito de branquitude e o de poéticas contemporâneas realizam, empreende-se uma pesquisa bibliográfica em relação aos textos e publicações relativos às obras escolhidas, em complementaridade com a análise documental, instrumentalizando a pesquisa com o estudo dos registros audiovisuais e textuais das encenações. Somado a este estudo está a pesquisa bibliográfica acerca da pedagogia decolonial e suas possibilidades de reflexão para a prática pedagógica. O trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo foi realizada a conceituação do termo branquitude, bem como suas inferências práticas. Já no segundo capítulo, foi empreendida a análise das obras escolhidas a partir de poéticas contemporâneas e suas possíveis contribuições para a construção de uma prática pedagógica decolonial. A hipótese desta pesquisa parte da ideia de que a discussão proposta por essas obras, no que se refere à branquitude, pode contribuir para reflexões pertinentes ao modelo educacional vigente. Acredita-se que o viés abordado pode ser enriquecedor para professores, pesquisadores e artistas interessados no desenvolvimento de um senso crítico acerca do lugar social da branquitude, de maneira a incrementar discussões e debates que podem colaborar para a consolidação de uma prática pedagógica decolonizante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatro e sociedadept_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.titleA branquitude e seu locus social em poéticas teatrais contemporâneas : contribuições para a criação de uma prática pedagógica decolonizantept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T11:01:11Z-
dc.date.available2024-08-08T11:01:11Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39445-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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