Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Aline Seabra de | - |
dc.contributor.author | Dessaune, Cynthia Gontijo | - |
dc.identifier.citation | DESSAUNE, Cynthia Gontijo. A branquitude e seu locus social em poéticas teatrais contemporâneas: contribuições para a criação de uma prática pedagógica decolonizante. 2023. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto de estudo desta pesquisa parte da análise de três encenações artísticas
contemporâneas que discutem a branquitude e o seu lugar de poder e privilégio. São
elas: Sal, de Selina Thompson (Inglaterra), White Face and Blonde Hair, de Renata
Felinto (Brasil) e Illusions v.I, Narcissus and Echos, de Grada Kilomba (Portugal). A
investigação tem como objetivo discutir as possíveis contribuições dessas obras para
a pedagogia decolonial, com vistas ao desenvolvimento de uma prática pedagógica
decolonizante. Para isso, considerando o atravessamento que o conceito de
branquitude e o de poéticas contemporâneas realizam, empreende-se uma pesquisa
bibliográfica em relação aos textos e publicações relativos às obras escolhidas, em
complementaridade com a análise documental, instrumentalizando a pesquisa com o
estudo dos registros audiovisuais e textuais das encenações. Somado a este estudo
está a pesquisa bibliográfica acerca da pedagogia decolonial e suas possibilidades de
reflexão para a prática pedagógica. O trabalho está dividido em dois capítulos. No
primeiro capítulo foi realizada a conceituação do termo branquitude, bem como suas
inferências práticas. Já no segundo capítulo, foi empreendida a análise das obras
escolhidas a partir de poéticas contemporâneas e suas possíveis contribuições para
a construção de uma prática pedagógica decolonial. A hipótese desta pesquisa parte
da ideia de que a discussão proposta por essas obras, no que se refere à branquitude,
pode contribuir para reflexões pertinentes ao modelo educacional vigente. Acredita-se
que o viés abordado pode ser enriquecedor para professores, pesquisadores e artistas
interessados no desenvolvimento de um senso crítico acerca do lugar social da
branquitude, de maneira a incrementar discussões e debates que podem colaborar
para a consolidação de uma prática pedagógica decolonizante. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro e sociedade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | A branquitude e seu locus social em poéticas teatrais contemporâneas : contribuições para a criação de uma prática pedagógica decolonizante | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T11:01:11Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T11:01:11Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39445 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Teatro
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