Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeonardoAraujoSantos_tcc.pdf3,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Business intelligence na gestão de indicadores de desempenho : um estudo de caso no programa Aprender Valor
Autor(es): Santos, Leonardo Araújo
Orientador(es): Zindel, Márcia Terezinha Longen
Assunto: Indicadores de desempenho
Educação financeira
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 24-Jul-2024
Referência: SANTOS, Leonardo Araújo. Business intelligence na gestão de indicadores de desempenho: um estudo de caso no programa Aprender Valor. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo de caso aplicado com abordagem qualitativa tem como objetivo criar dashboards (painéis) em uma ferramenta de Business Intelligence para otimizar o gerenciamento de indicadores de desempenho do Programa de educação financeira nas escolas Aprender Valor do Banco Central Brasil. Para caracterizar os painéis foram realizadas entrevistas com os gestores do programa e observações com base na solução então utilizada. Após a construção dos painéis, a equipe do Aprender Valor utilizou a ferramenta por um período de experiência e, em seguida, respondeu a um questionário adaptado do estudo feito por Mota (2021) para avaliar os painéis. A avaliação foi favorável a otimização do processo de gerenciamento dos indicadores do Aprender Valor.
Abstract: This qualitative case study aims to create dashboards in a Business Intelligence tool to optimize the management of performance indicators of the financial education at schools program Aprender Valor of Banco Central do Brasil. To characterize the panels, interviews were carried out with the program managers and analyzes of the solution then used. After building the panels, the Aprender Valor team used the tool for a trial period and then answered a questionnaire adapted from the study carried out by Mota (2021) to evaluate the panels. The evaluation was favorable to optimization of the management process of Aprender Valor indicators.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.