Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39234
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FabianaDaConceicaoSilva_tcc.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de iconografias do barroco brasileiro e diálogos com o estudo da arte em livros didáticos da educação básica – anos finais - na rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Fabiana da Conceição
Orientador(es): Silva, Maria do Carmo Couto da
Assunto: Arte brasileira
Arte barroca
Livros didáticos
Iconografia
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 10-Jul-2024
Referência: SILVA, Fabiana da Conceição. O uso de iconografias do barroco brasileiro e diálogos com o estudo da arte em livros didáticos da educação básica – anos finais - na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2023. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Barroco no Brasil teve início no século XVII, como tendência artística influenciou a arquitetura, a música, a literatura, a pintura e a produção de esculturas. No entanto apesar da sua importância para a história do país, no material didático disponibilizado aos estudantes da rede pública do ensino regular do Distrito Federal na disciplina de História o Barroco é pouco explorado e por vezes ignorado pelos livros didáticos. A disciplina de História, pouco dialoga com ensino das Artes. A presente pesquisa além de analisar os livros didáticos utilizados para alunos da 7º série de três escolas distintas, utilizou como método o diálogo com o copo docente e discente das Instituições de ensino visando compreender como se dava a dinâmica e a abordagem desse conteúdo e como esse aprendizado poderia ser explorado de forma mais efetiva por meio da interdisciplinaridade e outras formas de recursos.
Abstract: he Barroco in Brazil began in the 17th century, as an artistic trend influencing architecture, music, literature, painting and the production of sculptures, despite its importance to the country's history, no didactic material was made available to public school students of regular teaching in the Federal District in the subject of History of the Barroco is little explored and sometimes ignored by textbooks. The discipline of History, little dialogue with the teaching of Arts. The present research, in addition to analyzing the textbooks used for 7th grade students from three different schools, using as a method the dialogue with the teaching and student body of the educational institutions, to understand how the dynamics and approach of this content took place and how this learning could be exploited more effectively through interdisciplinarity and other forms of resources.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.