Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RebeccadaSilvaCastroParriao.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento e utilização do endomarketing para sensibilização dos colaboradores na implementação da Norma ISO 9001:2008 : estudo de caso em uma instituição de ensino particular em Palmas Tocantins
Autor(es): Parrião, Rebecca da Silva Castro
Orientador(es): Vicente, Victor Manuel Barbosa
Assunto: ISO 9000
Endomarketing
Escolas - organização e administração
Data de apresentação: 14-Abr-2012
Data de publicação: 3-Out-2012
Referência: PARRIÃO, Rebecca da Silva Castro. Desenvolvimento e utilização do endomarketing para sensibilização dos colaboradores na implementação da Norma ISO 9001:2008: estudo de caso em uma instituição de ensino particular em Palmas Tocantins. 2012. 41 f.,il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2012.
Resumo: O presente trabalho trata do “Endomarketing”, tema este que vem se destacando em virtude da necessidade de transformar o colaborador em membro ativo nos processos estratégicos de uma organização. O trabalho buscou identificar a aplicação do endomarketing no processo de sensibilização e aceitação dos colaboradores de uma Instituição de Ensino Particular em Palmas, capital do Tocantins, nas etapas de implementação da ISO 9001:2008. Foi feito um levantamento da real situação da organização pesquisada, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas junto ao gestor da empresa, professores e colaboradores. Os resultados obtidos na coleta de dados mostram que a aplicação do endomarketing foi de fundamental importância para a boa aceitação dos colaboradores quanto ao processo em questão. Para que as técnicas do endomarketing surtam um melhor efeito elas devem estar pautadas em um planejamento bem estruturado e as que já são utilizadas pela instituição deverão ser reunidas de forma sistemática, com fim no objetivo comum de melhorar a comunicação e socialização de ideias entre gestor e colaboradores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons