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2012_RebeccadaSilvaCastroParriao.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorVicente, Victor Manuel Barbosa-
dc.contributor.authorParrião, Rebecca da Silva Castro-
dc.identifier.citationPARRIÃO, Rebecca da Silva Castro. Desenvolvimento e utilização do endomarketing para sensibilização dos colaboradores na implementação da Norma ISO 9001:2008: estudo de caso em uma instituição de ensino particular em Palmas Tocantins. 2012. 41 f.,il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.en
dc.description.abstractO presente trabalho trata do “Endomarketing”, tema este que vem se destacando em virtude da necessidade de transformar o colaborador em membro ativo nos processos estratégicos de uma organização. O trabalho buscou identificar a aplicação do endomarketing no processo de sensibilização e aceitação dos colaboradores de uma Instituição de Ensino Particular em Palmas, capital do Tocantins, nas etapas de implementação da ISO 9001:2008. Foi feito um levantamento da real situação da organização pesquisada, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas junto ao gestor da empresa, professores e colaboradores. Os resultados obtidos na coleta de dados mostram que a aplicação do endomarketing foi de fundamental importância para a boa aceitação dos colaboradores quanto ao processo em questão. Para que as técnicas do endomarketing surtam um melhor efeito elas devem estar pautadas em um planejamento bem estruturado e as que já são utilizadas pela instituição deverão ser reunidas de forma sistemática, com fim no objetivo comum de melhorar a comunicação e socialização de ideias entre gestor e colaboradores.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordISO 9000en
dc.subject.keywordEndomarketingen
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãoen
dc.titleDesenvolvimento e utilização do endomarketing para sensibilização dos colaboradores na implementação da Norma ISO 9001:2008 : estudo de caso em uma instituição de ensino particular em Palmas Tocantinsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-10-03T12:55:50Z-
dc.date.available2012-10-03T12:55:50Z-
dc.date.issued2012-10-03T12:55:50Z-
dc.date.submitted2012-04-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3917-
dc.language.isoPortuguêsen
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