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Título: Procedimentos na Terapia Ocupacional no contexto escolar de crianças com autismo : uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Flores, Esther Silvina
Orientador(es): Gregorutti, Carolina Cangemi
Assunto: Autismo
Transtorno do espectro autista
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 21-Jun-2024
Referência: FLORES, Esther Silvina. Procedimentos na Terapia Ocupacional no contexto escolar de crianças com autismo: uma revisão integrativa de literatura. 2023. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno global do desenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação e interação social, e a presença de comportamentos restritos e repetitivos. Desse modo, a expansão da Terapia Ocupacional no Contexto Escolar de crianças dentro do espectro vem se tornando uma discussão pertinente nos últimos anos, causando ampliação da área de atuação e trazendo um arcabouço para a prática baseada em evidências através de estudos. Objetivo: realizar um levantamento de artigos publicados em revistas e periódicos brasileiros que trouxessem a contribuição da Terapia Ocupacional no Contexto Escolar Infantil e elencar os principais procedimentos realizados nesse contexto. Método: uma revisão integrativa de literatura, onde foram realizadas buscas nas plataformas digitais da Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, RevisbraTO, Revista Chilena de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo e Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional utilizando os descritores Criança com Autismo, Transtorno do Espectro Autista e Escola, combinados com o operador boleano AND. Resultados e Discussão: encontrados 6 artigos que abordavam de forma satisfatória o tema, publicados entre 2015 e 2023, dentro dos critérios de inclusão e exclusão estipulados. Após análises, pode-se observar o destaque a Integração Sensorial de Ayres e a Consultoria Colaborativa, ambos processos em que a Terapia Ocupacional é responsável de forma total e/ou parcial. Conclusão: notável necessidade da ampliação de estudos na área de Contexto Escolar Infantil principalmente ao que se refere ao Transtorno do Espectro do Autismo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
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