Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gregorutti, Carolina Cangemi | - |
dc.contributor.author | Flores, Esther Silvina | - |
dc.identifier.citation | FLORES, Esther Silvina. Procedimentos na Terapia Ocupacional no contexto escolar de crianças com autismo: uma revisão integrativa de literatura. 2023. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno global do
desenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação e interação social, e a
presença de comportamentos restritos e repetitivos. Desse modo, a expansão da Terapia
Ocupacional no Contexto Escolar de crianças dentro do espectro vem se tornando uma discussão
pertinente nos últimos anos, causando ampliação da área de atuação e trazendo um arcabouço
para a prática baseada em evidências através de estudos. Objetivo: realizar um levantamento de
artigos publicados em revistas e periódicos brasileiros que trouxessem a contribuição da Terapia
Ocupacional no Contexto Escolar Infantil e elencar os principais procedimentos realizados nesse
contexto. Método: uma revisão integrativa de literatura, onde foram realizadas buscas nas
plataformas digitais da Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, RevisbraTO, Revista Chilena de
Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo e Cadernos
Brasileiros de Terapia Ocupacional utilizando os descritores Criança com Autismo, Transtorno
do Espectro Autista e Escola, combinados com o operador boleano AND. Resultados e
Discussão: encontrados 6 artigos que abordavam de forma satisfatória o tema, publicados entre
2015 e 2023, dentro dos critérios de inclusão e exclusão estipulados. Após análises, pode-se
observar o destaque a Integração Sensorial de Ayres e a Consultoria Colaborativa, ambos
processos em que a Terapia Ocupacional é responsável de forma total e/ou parcial. Conclusão:
notável necessidade da ampliação de estudos na área de Contexto Escolar Infantil principalmente
ao que se refere ao Transtorno do Espectro do Autismo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title | Procedimentos na Terapia Ocupacional no contexto escolar de crianças com autismo : uma revisão integrativa de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-21T13:19:09Z | - |
dc.date.available | 2024-06-21T13:19:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38963 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|