Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38963
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EstherSilvinaFlores_tcc.pdf296,49 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGregorutti, Carolina Cangemi-
dc.contributor.authorFlores, Esther Silvina-
dc.identifier.citationFLORES, Esther Silvina. Procedimentos na Terapia Ocupacional no contexto escolar de crianças com autismo: uma revisão integrativa de literatura. 2023. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno global do desenvolvimento, caracterizado pelas dificuldades de comunicação e interação social, e a presença de comportamentos restritos e repetitivos. Desse modo, a expansão da Terapia Ocupacional no Contexto Escolar de crianças dentro do espectro vem se tornando uma discussão pertinente nos últimos anos, causando ampliação da área de atuação e trazendo um arcabouço para a prática baseada em evidências através de estudos. Objetivo: realizar um levantamento de artigos publicados em revistas e periódicos brasileiros que trouxessem a contribuição da Terapia Ocupacional no Contexto Escolar Infantil e elencar os principais procedimentos realizados nesse contexto. Método: uma revisão integrativa de literatura, onde foram realizadas buscas nas plataformas digitais da Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, RevisbraTO, Revista Chilena de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo e Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional utilizando os descritores Criança com Autismo, Transtorno do Espectro Autista e Escola, combinados com o operador boleano AND. Resultados e Discussão: encontrados 6 artigos que abordavam de forma satisfatória o tema, publicados entre 2015 e 2023, dentro dos critérios de inclusão e exclusão estipulados. Após análises, pode-se observar o destaque a Integração Sensorial de Ayres e a Consultoria Colaborativa, ambos processos em que a Terapia Ocupacional é responsável de forma total e/ou parcial. Conclusão: notável necessidade da ampliação de estudos na área de Contexto Escolar Infantil principalmente ao que se refere ao Transtorno do Espectro do Autismo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titleProcedimentos na Terapia Ocupacional no contexto escolar de crianças com autismo : uma revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T13:19:09Z-
dc.date.available2024-06-21T13:19:09Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38963-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.