Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38903
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RogerioMelo_SilvanaDaCruz_tcc.pdf536,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O isolamento social em tempos de pandemia e seus impactos no desenvolvimento motor de crianças pré-escolares
Autor(es): Melo, Rogério Holanda de Albuquerque
Cruz, Silvana Souza da
Orientador(es): Sampaio, Juarez de Oliveira
Assunto: Pandemia
Crianças - desenvolvimento
Exercícios físicos para crianças
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 18-Jun-2024
Referência: MELO, Rogério Holanda de Albuquerque; CRUZ, Silvana Souza da. O isolamento social em tempos de pandemia e seus impactos no desenvolvimento motor de crianças pré-escolares. 2023. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo teve como propósito investigar, na literatura científica, se ocorreram impactos no desenvolvimento motor de pré-escolares devido ao isolamento social causado pela pandemia. A pandemia da COVID-19 trouxe desafios para a vida de todos, inclusive das crianças da Educação Infantil, que tiveram aulas presenciais suspensas e, em decorrência disso, a redução da interação social. O desenvolvimento motor, especialmente, de crianças dos anos finais da educação infantil, o papel da disciplina de Educação Física e conhecimentos sobre a pandemia de COVID-19, compuseram a fundamentação teórica desse trabalho. Foram pesquisados artigos científicos na fonte de dados “Periódicos da Capes”, Acesso CAFe, que reúne produções de revistas científicas do Brasil e do exterior; e no “Google Scholar” foi realizada uma pesquisa exploratória, pois essa fonte possui poucos filtros e disponibiliza também produções que não se encaixam nos critérios científicos. Com foco em produções publicados a partir de 2020, foram selecionados 4 artigos, compreendendo estudo de caso, relato de experiência e revisão bibliográfica, que investigaram o desenvolvimento motor em crianças pré-escolares, considerando os impactos da pandemia. Foi identificada uma escassez de estudos na área de Educação Física que atendessem aos critérios da investigação, mas alguns trabalhos foram citados em função de sua relevância para o estudo do tema. Os resultados indicaram que a pandemia afetou negativamente o desenvolvimento motor, com crianças enfrentando dificuldades em atingir os estágios motores esperados para a idade. A análise dos artigos selecionados destaca que o retorno às aulas presenciais após a pandemia revelou dificuldades nas habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais das crianças. A falta de atividades motoras e o distanciamento social foram apontados como fatores prejudiciais para o desenvolvimento motor das crianças pré-escolares. Nas considerações finais, ressaltou-se a importância de mais pesquisas e estudos quantitativos na área de Educação Física, para compreender os impactos da pandemia no desenvolvimento motor infantil e, assim, subsidiar intervenções pedagógicas eficazes.
Abstract: The purpose of this study was to investigate, in the scientific literature, whether there were impacts on the motor development of preschoolers due to the social isolation caused by the pandemic. The COVID-19 pandemic brought challenges to everyone's lives, including children in Early Childhood Education, who had face-to-face classes suspended and, as a result, reduced social interaction. The motor development, especially of children in the final years of early childhood education, the role of the Physical Education discipline and knowledge about the COVID-19 pandemic, formed the theoretical foundation of this work. Scientific articles were researched in the data source “Periódicos da Capes”, Acesso CAFe, which brings together productions from scientific journals from Brazil and abroad; and on “Google Scholar” an exploratory search was carried out, as this source has few filters and also provides productions that do not fit scientific criteria. Focusing on productions published from 2020 onwards, 4 articles were selected, comprising a case study, experience report and bibliographic review, which investigated motor development in preschool children, considering the impacts of the pandemic. A shortage of studies in the area of Physical Education that met the research criteria was identified, but some works were cited due to their relevance to the study of the topic. The results indicated that the pandemic negatively affected motor development, with children experiencing difficulties in reaching the motor stages expected for their age. The analysis of the selected articles highlights that the return to face-to-face classes after the pandemic revealed difficulties in children's motor, cognitive and socio-emotional skills. The lack of motor activities and social distancing were identified as harmful factors for the motor development of preschool children. In the final considerations, the importance of more research and quantitative studies in the area of Physical Education was highlighted, to understand the impacts of the pandemic on children's motor development and, thus, support effective pedagogical interventions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.