Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sampaio, Juarez de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Melo, Rogério Holanda de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Cruz, Silvana Souza da | - |
dc.identifier.citation | MELO, Rogério Holanda de Albuquerque; CRUZ, Silvana Souza da. O isolamento social em tempos de pandemia e seus impactos no desenvolvimento motor de crianças pré-escolares. 2023. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como propósito investigar, na literatura científica, se ocorreram
impactos no desenvolvimento motor de pré-escolares devido ao isolamento social causado pela
pandemia. A pandemia da COVID-19 trouxe desafios para a vida de todos, inclusive das
crianças da Educação Infantil, que tiveram aulas presenciais suspensas e, em decorrência disso,
a redução da interação social. O desenvolvimento motor, especialmente, de crianças dos anos
finais da educação infantil, o papel da disciplina de Educação Física e conhecimentos sobre a
pandemia de COVID-19, compuseram a fundamentação teórica desse trabalho. Foram
pesquisados artigos científicos na fonte de dados “Periódicos da Capes”, Acesso CAFe, que
reúne produções de revistas científicas do Brasil e do exterior; e no “Google Scholar” foi
realizada uma pesquisa exploratória, pois essa fonte possui poucos filtros e disponibiliza
também produções que não se encaixam nos critérios científicos. Com foco em produções
publicados a partir de 2020, foram selecionados 4 artigos, compreendendo estudo de caso, relato
de experiência e revisão bibliográfica, que investigaram o desenvolvimento motor em crianças
pré-escolares, considerando os impactos da pandemia. Foi identificada uma escassez de estudos
na área de Educação Física que atendessem aos critérios da investigação, mas alguns trabalhos
foram citados em função de sua relevância para o estudo do tema. Os resultados indicaram que
a pandemia afetou negativamente o desenvolvimento motor, com crianças enfrentando
dificuldades em atingir os estágios motores esperados para a idade. A análise dos artigos
selecionados destaca que o retorno às aulas presenciais após a pandemia revelou dificuldades
nas habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais das crianças. A falta de atividades
motoras e o distanciamento social foram apontados como fatores prejudiciais para o
desenvolvimento motor das crianças pré-escolares. Nas considerações finais, ressaltou-se a
importância de mais pesquisas e estudos quantitativos na área de Educação Física, para
compreender os impactos da pandemia no desenvolvimento motor infantil e, assim, subsidiar
intervenções pedagógicas eficazes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos para crianças | pt_BR |
dc.title | O isolamento social em tempos de pandemia e seus impactos no desenvolvimento motor de crianças pré-escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T13:16:57Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18T13:16:57Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38903 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this study was to investigate, in the scientific literature, whether there were
impacts on the motor development of preschoolers due to the social isolation caused by the
pandemic. The COVID-19 pandemic brought challenges to everyone's lives, including children
in Early Childhood Education, who had face-to-face classes suspended and, as a result, reduced
social interaction. The motor development, especially of children in the final years of early
childhood education, the role of the Physical Education discipline and knowledge about the
COVID-19 pandemic, formed the theoretical foundation of this work. Scientific articles were
researched in the data source “Periódicos da Capes”, Acesso CAFe, which brings together
productions from scientific journals from Brazil and abroad; and on “Google Scholar” an
exploratory search was carried out, as this source has few filters and also provides productions
that do not fit scientific criteria. Focusing on productions published from 2020 onwards, 4
articles were selected, comprising a case study, experience report and bibliographic review,
which investigated motor development in preschool children, considering the impacts of the
pandemic. A shortage of studies in the area of Physical Education that met the research criteria
was identified, but some works were cited due to their relevance to the study of the topic. The
results indicated that the pandemic negatively affected motor development, with children
experiencing difficulties in reaching the motor stages expected for their age. The analysis of the
selected articles highlights that the return to face-to-face classes after the pandemic revealed
difficulties in children's motor, cognitive and socio-emotional skills. The lack of motor
activities and social distancing were identified as harmful factors for the motor development of
preschool children. In the final considerations, the importance of more research and quantitative
studies in the area of Physical Education was highlighted, to understand the impacts of the
pandemic on children's motor development and, thus, support effective pedagogical
interventions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|