Título: | Habilidades de autossalvamento aquática de estudantes do ensino médio que praticam natação escolar |
Autor(es): | Silva, Matheus da Costa |
Orientador(es): | Costa, Rochelle Rocha |
Assunto: | Educação física escolar Afogamento Natação |
Data de apresentação: | 11-Jan-2024 |
Data de publicação: | 17-Jun-2024 |
Referência: | SILVA, Matheus da Costa. Habilidades de autossalvamento aquática de estudantes do ensino médio que praticam natação escolar. 2024. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O afogamento é um problema público que atinge todo o mundo, sendo essa uma das
principais causas de morte entre crianças e jovens de 1 a 24 anos. Considerando as aulas de
natação para aprimorar as habilidades de autossalvamento, esta pesquisa busca debater sobre
a capacidade de autossalvamento de alunos do Ensino Médio, e tratar da importância da
prevenção de afogamentos e da discussão desse tema no ambiente escolar. A metodologia é
observacional e descritiva, com abordagem quantitativa. Apenas 14 alunos participaram da
avaliação, a baixa adesão ocorreu devido a temperatura da piscina. A pontuação final dos
alunos variou de 29 a 42 pontos, média de 36,07 pontos e desvio padrão de 5,34. Os dados
recolhidos permitiram compreender uma importante questão de Saúde Pública e necessidade
de prevenção aplicada em ambiente escolar, utilizando a Educação Física como meio de
conhecimento e comunicação sobre uma das maiores causas de mortalidade no Brasil. |
Abstract: | Drowning is a public issue that affects the entire world, being one of the main causes of death
among children and youth aged 1 to 24. Considering swimming lessons to enhance
self-rescue skills, this research aims to discuss the self-rescue ability of high school students
and address the importance of drowning prevention and the discussion of this topic in the
school environment. The methodology is observational and descriptive, with a quantitative
approach. Only 14 students participated in the assessment, low compliance was due to the
temperature of the pool. The students' final scores ranged from 29 to 42 points, with an
average of 36.07 points and a standard deviation of 5.34. The data collected allowed us to
understand an important Public Health issue and the need for prevention applied in a school
environment, using Physical Education as a means of knowledge and communication about
one of the biggest causes of mortality in Brazil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.