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https://bdm.unb.br/handle/10483/38891
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Registro completo
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
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dc.contributor.advisor | Costa, Rochelle Rocha | - |
dc.contributor.author | Silva, Matheus da Costa | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Matheus da Costa. Habilidades de autossalvamento aquática de estudantes do ensino médio que praticam natação escolar. 2024. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O afogamento é um problema público que atinge todo o mundo, sendo essa uma das principais causas de morte entre crianças e jovens de 1 a 24 anos. Considerando as aulas de natação para aprimorar as habilidades de autossalvamento, esta pesquisa busca debater sobre a capacidade de autossalvamento de alunos do Ensino Médio, e tratar da importância da prevenção de afogamentos e da discussão desse tema no ambiente escolar. A metodologia é observacional e descritiva, com abordagem quantitativa. Apenas 14 alunos participaram da avaliação, a baixa adesão ocorreu devido a temperatura da piscina. A pontuação final dos alunos variou de 29 a 42 pontos, média de 36,07 pontos e desvio padrão de 5,34. Os dados recolhidos permitiram compreender uma importante questão de Saúde Pública e necessidade de prevenção aplicada em ambiente escolar, utilizando a Educação Física como meio de conhecimento e comunicação sobre uma das maiores causas de mortalidade no Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afogamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Natação | pt_BR |
dc.title | Habilidades de autossalvamento aquática de estudantes do ensino médio que praticam natação escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T16:23:57Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T16:23:57Z | - |
dc.date.submitted | 2024-01-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38891 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Drowning is a public issue that affects the entire world, being one of the main causes of death among children and youth aged 1 to 24. Considering swimming lessons to enhance self-rescue skills, this research aims to discuss the self-rescue ability of high school students and address the importance of drowning prevention and the discussion of this topic in the school environment. The methodology is observational and descriptive, with a quantitative approach. Only 14 students participated in the assessment, low compliance was due to the temperature of the pool. The students' final scores ranged from 29 to 42 points, with an average of 36.07 points and a standard deviation of 5.34. The data collected allowed us to understand an important Public Health issue and the need for prevention applied in a school environment, using Physical Education as a means of knowledge and communication about one of the biggest causes of mortality in Brazil. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física |
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