Resumo: | Introdução: Antes de tentar se estabelecer o que é Arte Marcial, é necessário
atentar-se para a terminologia que esclarece a diferença entre luta, que é o combate
entre duas pessoas, e Arte Marcial, que corresponde à forma de agir do guerreiro,
de acordo com preceitos filosóficos. Base Teórica: Para a definição de escopo que
respalde o campo de estudo para este exercício de escrita, é importante ter-se em
mente que a história da Arte Marcial não é oficialmente registrada, tendo em vista a
sua transmissão cultural por ancestralidade. Dessa forma, a versão arbitrada para o
presente trabalho baseia-se na trajetória do monge Bodhidharma (Daruma em
Japonês) para a China, contendo aspectos do Budismo e do Zen, em que prevalece
a máxima de que “a paz não serve apenas para acabar com conflitos, mas também
para fomentar a solidariedade e a cooperação”. Metodologia: Optou-se, neste
esforço de pesquisa, pela coleta de amostras da Escola Parque da Natureza e
Esporte do Núcleo Bandeirante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal, sendo utilizados modelo de entrevista não padronizada e questionário
qualitativo, com 14 (quatorze) questões, composto por 2 (duas) do tipo aberta e 12
(doze) do tipo fechada. Resultado e Discussão: Para a compilação de resultados
do questionário, utilizou-se gráficos e tabelas; assim, comparando-se as respostas
obtidas, reproduz-se a visão de até que ponto há conexão entre proposta e fim da
abordagem metodológica que relaciona o emprego das Artes Marciais na escola e
de que maneira essa prática contribui para a cultura da paz de alguma forma no
ambiente acadêmico. Nessa linha, propõe-se outros formatos para o
desenvolvimento de mais esse saber escolar, quais sejam, na metodologia do
componente curricular de Educação Física, como tema transversal, em oficinas do
Ensino em Tempo Integral e em aulas eletivas do Novo Ensino Médio. Conclusão:
Pelo pouco exposto, busca-se a conclusão de que a Arte Marcial pode se constituir
em ferramenta viável a contribuir para a implementação da cultura de paz nas
escolas, a depender da forma como instituída. |