Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuizGustavoPitaReis_tcc.pdf757,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como as artes marciais contribuem para a cultura da paz no contexto escolar
Autor(es): Reis, Luiz Gustavo Pita
Orientador(es): Araújo Filho, Glauco Falcão de
Assunto: Artes marciais
Lutas corporais
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 17-Jun-2024
Referência: REIS, Luiz Gustavo Pita. Como as artes marciais contribuem para a cultura da paz no contexto escolar. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: Antes de tentar se estabelecer o que é Arte Marcial, é necessário atentar-se para a terminologia que esclarece a diferença entre luta, que é o combate entre duas pessoas, e Arte Marcial, que corresponde à forma de agir do guerreiro, de acordo com preceitos filosóficos. Base Teórica: Para a definição de escopo que respalde o campo de estudo para este exercício de escrita, é importante ter-se em mente que a história da Arte Marcial não é oficialmente registrada, tendo em vista a sua transmissão cultural por ancestralidade. Dessa forma, a versão arbitrada para o presente trabalho baseia-se na trajetória do monge Bodhidharma (Daruma em Japonês) para a China, contendo aspectos do Budismo e do Zen, em que prevalece a máxima de que “a paz não serve apenas para acabar com conflitos, mas também para fomentar a solidariedade e a cooperação”. Metodologia: Optou-se, neste esforço de pesquisa, pela coleta de amostras da Escola Parque da Natureza e Esporte do Núcleo Bandeirante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, sendo utilizados modelo de entrevista não padronizada e questionário qualitativo, com 14 (quatorze) questões, composto por 2 (duas) do tipo aberta e 12 (doze) do tipo fechada. Resultado e Discussão: Para a compilação de resultados do questionário, utilizou-se gráficos e tabelas; assim, comparando-se as respostas obtidas, reproduz-se a visão de até que ponto há conexão entre proposta e fim da abordagem metodológica que relaciona o emprego das Artes Marciais na escola e de que maneira essa prática contribui para a cultura da paz de alguma forma no ambiente acadêmico. Nessa linha, propõe-se outros formatos para o desenvolvimento de mais esse saber escolar, quais sejam, na metodologia do componente curricular de Educação Física, como tema transversal, em oficinas do Ensino em Tempo Integral e em aulas eletivas do Novo Ensino Médio. Conclusão: Pelo pouco exposto, busca-se a conclusão de que a Arte Marcial pode se constituir em ferramenta viável a contribuir para a implementação da cultura de paz nas escolas, a depender da forma como instituída.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.