Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo Filho, Glauco Falcão de | - |
dc.contributor.author | Reis, Luiz Gustavo Pita | - |
dc.identifier.citation | REIS, Luiz Gustavo Pita. Como as artes marciais contribuem para a cultura da paz no contexto escolar. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Antes de tentar se estabelecer o que é Arte Marcial, é necessário
atentar-se para a terminologia que esclarece a diferença entre luta, que é o combate
entre duas pessoas, e Arte Marcial, que corresponde à forma de agir do guerreiro,
de acordo com preceitos filosóficos. Base Teórica: Para a definição de escopo que
respalde o campo de estudo para este exercício de escrita, é importante ter-se em
mente que a história da Arte Marcial não é oficialmente registrada, tendo em vista a
sua transmissão cultural por ancestralidade. Dessa forma, a versão arbitrada para o
presente trabalho baseia-se na trajetória do monge Bodhidharma (Daruma em
Japonês) para a China, contendo aspectos do Budismo e do Zen, em que prevalece
a máxima de que “a paz não serve apenas para acabar com conflitos, mas também
para fomentar a solidariedade e a cooperação”. Metodologia: Optou-se, neste
esforço de pesquisa, pela coleta de amostras da Escola Parque da Natureza e
Esporte do Núcleo Bandeirante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal, sendo utilizados modelo de entrevista não padronizada e questionário
qualitativo, com 14 (quatorze) questões, composto por 2 (duas) do tipo aberta e 12
(doze) do tipo fechada. Resultado e Discussão: Para a compilação de resultados
do questionário, utilizou-se gráficos e tabelas; assim, comparando-se as respostas
obtidas, reproduz-se a visão de até que ponto há conexão entre proposta e fim da
abordagem metodológica que relaciona o emprego das Artes Marciais na escola e
de que maneira essa prática contribui para a cultura da paz de alguma forma no
ambiente acadêmico. Nessa linha, propõe-se outros formatos para o
desenvolvimento de mais esse saber escolar, quais sejam, na metodologia do
componente curricular de Educação Física, como tema transversal, em oficinas do
Ensino em Tempo Integral e em aulas eletivas do Novo Ensino Médio. Conclusão:
Pelo pouco exposto, busca-se a conclusão de que a Arte Marcial pode se constituir
em ferramenta viável a contribuir para a implementação da cultura de paz nas
escolas, a depender da forma como instituída. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes marciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lutas corporais | pt_BR |
dc.title | Como as artes marciais contribuem para a cultura da paz no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T15:14:31Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T15:14:31Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38885 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|