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dc.contributor.advisorAraújo Filho, Glauco Falcão de-
dc.contributor.authorReis, Luiz Gustavo Pita-
dc.identifier.citationREIS, Luiz Gustavo Pita. Como as artes marciais contribuem para a cultura da paz no contexto escolar. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Antes de tentar se estabelecer o que é Arte Marcial, é necessário atentar-se para a terminologia que esclarece a diferença entre luta, que é o combate entre duas pessoas, e Arte Marcial, que corresponde à forma de agir do guerreiro, de acordo com preceitos filosóficos. Base Teórica: Para a definição de escopo que respalde o campo de estudo para este exercício de escrita, é importante ter-se em mente que a história da Arte Marcial não é oficialmente registrada, tendo em vista a sua transmissão cultural por ancestralidade. Dessa forma, a versão arbitrada para o presente trabalho baseia-se na trajetória do monge Bodhidharma (Daruma em Japonês) para a China, contendo aspectos do Budismo e do Zen, em que prevalece a máxima de que “a paz não serve apenas para acabar com conflitos, mas também para fomentar a solidariedade e a cooperação”. Metodologia: Optou-se, neste esforço de pesquisa, pela coleta de amostras da Escola Parque da Natureza e Esporte do Núcleo Bandeirante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, sendo utilizados modelo de entrevista não padronizada e questionário qualitativo, com 14 (quatorze) questões, composto por 2 (duas) do tipo aberta e 12 (doze) do tipo fechada. Resultado e Discussão: Para a compilação de resultados do questionário, utilizou-se gráficos e tabelas; assim, comparando-se as respostas obtidas, reproduz-se a visão de até que ponto há conexão entre proposta e fim da abordagem metodológica que relaciona o emprego das Artes Marciais na escola e de que maneira essa prática contribui para a cultura da paz de alguma forma no ambiente acadêmico. Nessa linha, propõe-se outros formatos para o desenvolvimento de mais esse saber escolar, quais sejam, na metodologia do componente curricular de Educação Física, como tema transversal, em oficinas do Ensino em Tempo Integral e em aulas eletivas do Novo Ensino Médio. Conclusão: Pelo pouco exposto, busca-se a conclusão de que a Arte Marcial pode se constituir em ferramenta viável a contribuir para a implementação da cultura de paz nas escolas, a depender da forma como instituída.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes marciaispt_BR
dc.subject.keywordLutas corporaispt_BR
dc.titleComo as artes marciais contribuem para a cultura da paz no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-17T15:14:31Z-
dc.date.available2024-06-17T15:14:31Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38885-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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