Título: | Um estudo comparativo do ensino do saxofone tradicional e congregacional |
Autor(es): | Pereira, Roberto Cardoso |
Orientador(es): | Arsky Filho, Vadim da Costa |
Assunto: | Educação musical Saxofone - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 29-Nov-2023 |
Data de publicação: | 14-Jun-2024 |
Referência: | PEREIRA, Roberto Cardoso. Um estudo comparativo do ensino do saxofone tradicional e congregacional. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objetivo principal do presente trabalho é compreender as estratégias e os processos didático-pedagógicos, utilizados nas aulas de Saxofone, do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília, comparado às estratégias de ensino instrumental em congregações religiosas que ensinam música. Os objetivos secundários utilizados para esta pesquisa são identificar os conteúdos técnicos de estudo do saxofone nas peças aprendidas, identificar as estratégias pedagógicas utilizadas em suas aulas, e relacionar tais conteúdos e estratégias ao processo de formação dos estudantes para um maior embasamento no ensino musical congregacional. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, e a pesquisa documental. Os resultados apontam que o professor pode estruturar o ensino instrumental, nesse caso o
saxofone, em dois eixos principais: os aspectos técnicos de desenvolvimento e a expressividade musical no instrumento. O aprimoramento técnico-musical foi realizado através do repertório utilizado durante os cinco semestres de aulas de Instrumento Principal – Saxofone e músicas do repertório tradicional congregacional, com o subsídio de métodos, escalas, mas não restrito à simples reprodução desse material, mas adotando estratégias moldadas a partir da realidade dos alunos de forma a estimulá-los a refletir e participar de sua própria formação. |
Abstract: | The main objective of the present work is to understand the pedagogical strategies and processes used in Saxophone classes on the Music Degree Course at the University of Brasília, comparing it to instrumental teaching strategies in religious congregations that have music education involved. The other objectives adopted for this research are to identify the technical contents of saxophone study in the learned pieces, identify the pedagogical strategies used in their classes, and relate such contents and strategies to the student practicing process for a greater foundation in congregational musical teaching. The instruments used for data collection were participant observation and
documentary research. The result indicates that the teacher must structure instrumental teaching, in this case the saxophone, on two main axes, the technical development and musical expressiveness on the instrument. The technical-musical improvement was carried out through the repertoire used during the five semesters of Main Instrument classes – Saxophone and songs from the traditional congregational repertoire, with the support of methods, scales, but not restricting the simple reproduction of this material, but rather adopting strategies shaped based on the students’ reality to encourage them to
reflect and participate in their own training. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.