Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38861
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RobertoCardosoPereira_tcc.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorArsky Filho, Vadim da Costa-
dc.contributor.authorPereira, Roberto Cardoso-
dc.identifier.citationPEREIRA, Roberto Cardoso. Um estudo comparativo do ensino do saxofone tradicional e congregacional. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal do presente trabalho é compreender as estratégias e os processos didático-pedagógicos, utilizados nas aulas de Saxofone, do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília, comparado às estratégias de ensino instrumental em congregações religiosas que ensinam música. Os objetivos secundários utilizados para esta pesquisa são identificar os conteúdos técnicos de estudo do saxofone nas peças aprendidas, identificar as estratégias pedagógicas utilizadas em suas aulas, e relacionar tais conteúdos e estratégias ao processo de formação dos estudantes para um maior embasamento no ensino musical congregacional. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, e a pesquisa documental. Os resultados apontam que o professor pode estruturar o ensino instrumental, nesse caso o saxofone, em dois eixos principais: os aspectos técnicos de desenvolvimento e a expressividade musical no instrumento. O aprimoramento técnico-musical foi realizado através do repertório utilizado durante os cinco semestres de aulas de Instrumento Principal – Saxofone e músicas do repertório tradicional congregacional, com o subsídio de métodos, escalas, mas não restrito à simples reprodução desse material, mas adotando estratégias moldadas a partir da realidade dos alunos de forma a estimulá-los a refletir e participar de sua própria formação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordSaxofone - instrução e estudopt_BR
dc.titleUm estudo comparativo do ensino do saxofone tradicional e congregacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-14T18:19:22Z-
dc.date.available2024-06-14T18:19:22Z-
dc.date.submitted2023-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38861-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of the present work is to understand the pedagogical strategies and processes used in Saxophone classes on the Music Degree Course at the University of Brasília, comparing it to instrumental teaching strategies in religious congregations that have music education involved. The other objectives adopted for this research are to identify the technical contents of saxophone study in the learned pieces, identify the pedagogical strategies used in their classes, and relate such contents and strategies to the student practicing process for a greater foundation in congregational musical teaching. The instruments used for data collection were participant observation and documentary research. The result indicates that the teacher must structure instrumental teaching, in this case the saxophone, on two main axes, the technical development and musical expressiveness on the instrument. The technical-musical improvement was carried out through the repertoire used during the five semesters of Main Instrument classes – Saxophone and songs from the traditional congregational repertoire, with the support of methods, scales, but not restricting the simple reproduction of this material, but rather adopting strategies shaped based on the students’ reality to encourage them to reflect and participate in their own training.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.