Título: | Práticas e desafios do terapeuta ocupacional que realiza ações para o contexto escolar |
Autor(es): | Pereira, Gessilaine Fernandes |
Orientador(es): | Lins, Sarah Raquel Almeida |
Assunto: | Terapia ocupacional Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 23-Set-2022 |
Data de publicação: | 5-Jun-2024 |
Referência: | PEREIRA, Gessilaine Fernandes. Práticas e desafios do terapeuta ocupacional que realiza ações para o contexto escolar. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Introdução: Como resultados de lutas e de conquistas, a proposta de educação inclusiva veio para
viabilizar a participação de pessoas com as mais diversas condições nas escolas, e a atuação do
profissional de terapia ocupacional tem se tornado cada vez mais frequente nesse ambiente.
Mesmo havendo um histórico de atuações importantes para o contexto escolar, não se sabe sobre a
realidade das práticas e dos desafios vivenciados pelo profissional em diversas regiões do país,
inclusive no Distrito Federal. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo identificar as
práticas e os desafios vivenciados por terapeutas ocupacionais do Distrito Federal que
realizam/realizaram ações no/para o contexto escolar. Método: Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, transversal, exploratória, que contou com a participação de cinco terapeutas
ocupacionais atuantes no Distrito Federal que participaram de uma entrevista semiestruturada que
abordou sobre aspectos relacionados à atuação da Terapia Ocupacional na área de educação.
Resultados e discussão: A maioria das participantes apontou que realizaram ações relacionadas à
educação a partir das práticas clínicas, e que as principais práticas realizadas foram: formação,
orientação e capacitação de professores e auxiliares, adaptação curricular, adaptação de atividades
e adaptação de mobiliário, corroborando com estudos nacionais da área realizados em outras
regiões do país. Como desafios para a realização dessas práticas, as participantes apontaram para a
resistência e a abertura das escolas, bem como as atitudes sociais frente à inclusão, o que evidencia
o desafio do processo de inclusão nas escolas, e a importância da realização de propostas que
empoderem escolas, profissionais e comunidade para conhecer e para lidar com as demandas
cotidianas, visando à inclusão. Discute-se, ainda, sobre as diversas possibilidades de ações para
ampliação da participação de terapeutas ocupacionais na área de educação no Distrito Federal.
Conclusão: Conclui-se que as práticas da Terapia Ocupacional na área de educação são pouco
conhecidas no Distrito Federal, e acredita-se que é necessário o aumento de conteúdos formativos
sobre a área ainda na graduação, bem como a realização de projetos e de ações sobre o tema que
invistam em reflexões sobre as possibilidades da profissão na área de educação na região. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.