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dc.contributor.advisorLins, Sarah Raquel Almeida-
dc.contributor.authorPereira, Gessilaine Fernandes-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gessilaine Fernandes. Práticas e desafios do terapeuta ocupacional que realiza ações para o contexto escolar. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Como resultados de lutas e de conquistas, a proposta de educação inclusiva veio para viabilizar a participação de pessoas com as mais diversas condições nas escolas, e a atuação do profissional de terapia ocupacional tem se tornado cada vez mais frequente nesse ambiente. Mesmo havendo um histórico de atuações importantes para o contexto escolar, não se sabe sobre a realidade das práticas e dos desafios vivenciados pelo profissional em diversas regiões do país, inclusive no Distrito Federal. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo identificar as práticas e os desafios vivenciados por terapeutas ocupacionais do Distrito Federal que realizam/realizaram ações no/para o contexto escolar. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, transversal, exploratória, que contou com a participação de cinco terapeutas ocupacionais atuantes no Distrito Federal que participaram de uma entrevista semiestruturada que abordou sobre aspectos relacionados à atuação da Terapia Ocupacional na área de educação. Resultados e discussão: A maioria das participantes apontou que realizaram ações relacionadas à educação a partir das práticas clínicas, e que as principais práticas realizadas foram: formação, orientação e capacitação de professores e auxiliares, adaptação curricular, adaptação de atividades e adaptação de mobiliário, corroborando com estudos nacionais da área realizados em outras regiões do país. Como desafios para a realização dessas práticas, as participantes apontaram para a resistência e a abertura das escolas, bem como as atitudes sociais frente à inclusão, o que evidencia o desafio do processo de inclusão nas escolas, e a importância da realização de propostas que empoderem escolas, profissionais e comunidade para conhecer e para lidar com as demandas cotidianas, visando à inclusão. Discute-se, ainda, sobre as diversas possibilidades de ações para ampliação da participação de terapeutas ocupacionais na área de educação no Distrito Federal. Conclusão: Conclui-se que as práticas da Terapia Ocupacional na área de educação são pouco conhecidas no Distrito Federal, e acredita-se que é necessário o aumento de conteúdos formativos sobre a área ainda na graduação, bem como a realização de projetos e de ações sobre o tema que invistam em reflexões sobre as possibilidades da profissão na área de educação na região.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titlePráticas e desafios do terapeuta ocupacional que realiza ações para o contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-05T15:24:37Z-
dc.date.available2024-06-05T15:24:37Z-
dc.date.submitted2022-09-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38747-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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