Título: | Parking lot and traffic surveillance using a deep learning approach |
Autor(es): | Santos, Samuel Soares |
Orientador(es): | Silva, Eduardo Peixoto Fernandes da |
Assunto: | Monitoramento eletrônico de dados em tempo real Redes neurais (Computação) Visão por computador |
Data de apresentação: | 15-Set-2021 |
Data de publicação: | 22-Mai-2024 |
Referência: | SANTOS, Samuel Soares. Parking lot and traffic surveillance using a deep learning approach. 2021. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado na Continental Engineering Services, em Toulouse, França. O objetivo
foi desenvolvimento de uma aplicação para monitoramento de pedestres e veículos em tempo real usando
redes neurais convolucionais, além do estudo de técnicas para melhorar a rede neural proposta. Uma
arquitetura de tipo Centernet foi treinada e implementada. Os testes mostram que a aplicação funciona
em tempo real, e é capaz de detectar com boa precisão veículos grandes e carros. Os desafios futuros
consistem em melhorar a precisão para objetos pequenos do ponto de vista de uma câmera de segurança,
principalmente pedestres e veículos de duas rodas. Além disso, foi mostrado que o uso de imagens geradas
artificialmente na etapa de treinamento implica em uma melhora na performance do modelo, desde que tais
imagens não sejam dominantes na base de dados. |
Abstract: | The present work was performed at Continental Engineering Services in Toulouse, France. The objective
was to develop a real-time pedestrian and vehicle monitoring application using convolutional neural net works, and to study techniques to improve the proposed neural network. A Centernet model was trained
and implemented. Tests show that the application works in real time and is able to detect large vehicles
and cars with good accuracy. Future challenges consist mainly in improving the accuracy for small objects
from the point of view of a security camera, especially pedestrians and two-wheeled vehicles. Further more, it has been shown that the use of artificially generated images in the training stage correlates with
improvement in model performance, as long as these images are not dominant in the training set. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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