Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38568
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasPereiraResende_tcc.pdf3,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de estabilidade aeroelástica dinâmica de uma asa reta incluindo efeitos de rigidez não linear cúbica
Autor(es): Resende, Lucas Pereira
Orientador(es): Martins, Polliana Candida Oliveira
Assunto: Aeroelasticidade
Flutter (Engenharia aeroespacial)
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 21-Mai-2024
Referência: RESENDE, Lucas Pereira. Análise de estabilidade aeroelástica dinâmica de uma asa reta incluindo efeitos de rigidez não linear cúbica. 2023. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Aeroelasticidade trata do estudo da interação entre a dinâmica estrutural e as forças aerodinâmicas que agem em um corpo, sendo crucial para a segurança, desempenho e eficiência de veículos aeroespaciais. Alguns fenômenos aeroelásticos, se não forem tratados adequadamente, podem causar deformações estruturais que podem levar à falha estrutural ou perda de desempenho. Nesse contexto, a importância da consideração de efeitos não lineares no estudo da aeroelasticidade tornou-se mais evidente com o avanço dos sistemas aeroespaciais, que são cada vez mais leves e com geometrias desafiadoras. Sendo assim, esse estudo propõe a análise dos efeitos de não linearidades estruturais do tipo rigidez cúbica em um modelo aeroelástico de asa reta retangular reta com três modos de vibração (flexão, torção e torção de superfície de controle). O modelo foi analisado da forma clássica linear no domínio da frequência, utilizando a solução por autovalores para o cálculo da velocidade crítica de flutter. Utilizou-se o modelo de asa reta de Wiright e Cooper junto com o modelo aerodinâmico de faixas utilizando a simplificação de Hancock. A velocidade crítica foi calculada e confrontada com os resultados de referencias bibliográficas. Passou-se então para a análise no domínio temporal utilizado o método de integração de Runge-Kutta de 4ª ordem para integração das equações do movimento e visualização das amplitudes de oscilação dos graus de liberdade tratados. Foi então construído o modelo não linear no domínio do tempo, por meio da inserção de uma não linearidade estrutural (rigidez cúbica) na rigidez do modelo. Foram avaliadas presenças de não linearidades nas rigidezes dos três graus de liberdade. Com base na análise dos resultados, pode-se observar que com a inserção da rigidez cúbica no modo de torção da asa, houve um aumento do amortecimento na situação de velocidade crítica do modelo linear. Vários coeficientes de não linearidade foram testados, e as respostas foram comparadas com o caso linear, a fim de evidenciar a diferença nos valores tratados e a importância da inclusão de comportamento não linear para evidenciamento de LCOs e comportamentos críticos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023..
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.