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https://bdm.unb.br/handle/10483/38568
Título: | Análise de estabilidade aeroelástica dinâmica de uma asa reta incluindo efeitos de rigidez não linear cúbica |
Autor(es): | Resende, Lucas Pereira |
Orientador(es): | Martins, Polliana Candida Oliveira |
Assunto: | Aeroelasticidade Flutter (Engenharia aeroespacial) |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 21-Mai-2024 |
Referência: | RESENDE, Lucas Pereira. Análise de estabilidade aeroelástica dinâmica de uma asa reta incluindo efeitos de rigidez não linear cúbica. 2023. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Aeroelasticidade trata do estudo da interação entre a dinâmica estrutural e as forças
aerodinâmicas que agem em um corpo, sendo crucial para a segurança, desempenho e
eficiência de veículos aeroespaciais. Alguns fenômenos aeroelásticos, se não forem tratados
adequadamente, podem causar deformações estruturais que podem levar à falha estrutural
ou perda de desempenho. Nesse contexto, a importância da consideração de efeitos não
lineares no estudo da aeroelasticidade tornou-se mais evidente com o avanço dos sistemas
aeroespaciais, que são cada vez mais leves e com geometrias desafiadoras. Sendo assim, esse
estudo propõe a análise dos efeitos de não linearidades estruturais do tipo rigidez cúbica
em um modelo aeroelástico de asa reta retangular reta com três modos de vibração (flexão,
torção e torção de superfície de controle). O modelo foi analisado da forma clássica linear
no domínio da frequência, utilizando a solução por autovalores para o cálculo da velocidade
crítica de flutter. Utilizou-se o modelo de asa reta de Wiright e Cooper junto com o modelo
aerodinâmico de faixas utilizando a simplificação de Hancock. A velocidade crítica foi
calculada e confrontada com os resultados de referencias bibliográficas. Passou-se então
para a análise no domínio temporal utilizado o método de integração de Runge-Kutta de
4ª ordem para integração das equações do movimento e visualização das amplitudes de
oscilação dos graus de liberdade tratados. Foi então construído o modelo não linear no
domínio do tempo, por meio da inserção de uma não linearidade estrutural (rigidez cúbica)
na rigidez do modelo. Foram avaliadas presenças de não linearidades nas rigidezes dos
três graus de liberdade. Com base na análise dos resultados, pode-se observar que com a
inserção da rigidez cúbica no modo de torção da asa, houve um aumento do amortecimento
na situação de velocidade crítica do modelo linear. Vários coeficientes de não linearidade
foram testados, e as respostas foram comparadas com o caso linear, a fim de evidenciar a
diferença nos valores tratados e a importância da inclusão de comportamento não linear
para evidenciamento de LCOs e comportamentos críticos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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