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Título: Uma proposta de estimativa de CASK de aeronaves do tipo eVTOL baseada em modelo híbrido de desempenho de aeronaves de asa rotativa e asa fixa
Autor(es): Souza, Juliana de Oliveira
Orientador(es): Martins, Polliana Candida Oliveira
Coorientador(es): Celestino, Victor Rafael Rezende
Assunto: Custo operacional
Modelo de custos
Veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL)
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 21-Mai-2024
Referência: SOUZA, Juliana de Oliveira. Uma proposta de estimativa de CASK de aeronaves do tipo eVTOL baseada em modelo híbrido de desempenho de aeronaves de asa rotativa e asa fixa. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A implementação de um ambiente de Mobilidade Aérea Urbana (Urban Air Mobility - UAM) apresenta um desafio substancial, englobando vários fatores, tais como a introdu ção de um conceito de aeronave disruptivo: eVTOLs (electric vertical takeoff and landing). Num cenário caracterizado pelo congestionamento das auto-estradas nos grandes centros urbanos, o conceito de um modo de transporte sustentável, fiável e financeiramente van tajoso torna-se altamente desejável. No entanto, para atingir este objetivo, é necessário compreender as características e restrições do novo sistema de transporte, de modo a desenvolver um modelo de custos que procure uma margem de lucro sustentável. Assim, este estudo tem como objetivo construir uma modelagem comparativa que considere os benefícios de custo de aeronaves de asa fixa e de asa rotativa de forma híbrida, tendo em conta os requisitos energéticos de um sistema de propulsão elétrica. Posteriormente, é pro posto um modelo de custo operacional para o eVTOL, tendo em conta o comportamento híbrido apresentado. Como fontes de informação e comparação, é utilizado um modelo de helicóptero para estabelecer relações para as componentes da missão de decolagem e aterrissagem vertical, enquanto uma aeronave de asa fixa do grupo de aviação regional é utilizada para orientar o modelo durante a fase de cruzeiro. Com base nestes resultados, é possível inferir conclusões sobre os potenciais benefícios financeiros e identificar as áreas onde os esforços devem ser concentrados para estabelecer a UAM a um nível economica mente viável. Para isto, foi utilizada a metodologia Design Science, de modo que, fossem obtidos valores que pudessem ser aplicados de forma a gerar dados de CASK (Cost of Available Seat Kilometer - Custo operacional por assento disponível por quilômetro) para o helicóptero e para o avião podendo, então, calcular e comparar um valor aproximado para o CASK de um eVTOL.
Abstract: The implementation of an Urban Air Mobility (UAM) environment presents a substantial challenge, encompassing several factors such as the introduction of a disruptive aircraft concept: eVTOLs (electric vertical takeoff and landing). In a scenario characterized by highway congestion in large urban centers, the concept of a sustainable, reliable and fi nancially advantageous mode of transport becomes highly desirable. However, to achieve this goal, it is necessary to understand the characteristics and constraints of the new trans portation system, in order to develop a cost model that seeks a sustainable profit margin. Thus, this study aims to build a comparative modeling that considers the cost benefits of fixed-wing and rotary-wing aircraft in a hybrid way, taking into account the energy requirements of an electric propulsion system. Subsequently, an operational cost model for eVTOL is proposed, taking into account the hybrid behavior presented. As sources of information and comparison, a helicopter model is used to establish relationships for the vertical take-off and landing mission components, while a fixed-wing aircraft from the regional aviation group is used to guide the model during the cruise phase. Based on these results, it is possible to draw some conclusions about the potential financial benefits and to identify areas where efforts should be focused to establish UAM at an economically viable level. For this, the Design Science methodology was used, so that values could be obtained that could be applied to generate CASK (Cost of Available Seat Kilometer) data for the helicopter and the airplane and then an approximate value for the CASK of an eVTOL could be calculated and compared.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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