Título: | Uma proposta de estimativa de CASK de aeronaves do tipo eVTOL baseada em modelo híbrido de desempenho de aeronaves de asa rotativa e asa fixa |
Autor(es): | Souza, Juliana de Oliveira |
Orientador(es): | Martins, Polliana Candida Oliveira |
Coorientador(es): | Celestino, Victor Rafael Rezende |
Assunto: | Custo operacional Modelo de custos Veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 21-Mai-2024 |
Referência: | SOUZA, Juliana de Oliveira. Uma proposta de estimativa de CASK de aeronaves do tipo eVTOL baseada em modelo híbrido de desempenho de aeronaves de asa rotativa e asa fixa. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A implementação de um ambiente de Mobilidade Aérea Urbana (Urban Air Mobility -
UAM) apresenta um desafio substancial, englobando vários fatores, tais como a introdu ção de um conceito de aeronave disruptivo: eVTOLs (electric vertical takeoff and landing).
Num cenário caracterizado pelo congestionamento das auto-estradas nos grandes centros
urbanos, o conceito de um modo de transporte sustentável, fiável e financeiramente van tajoso torna-se altamente desejável. No entanto, para atingir este objetivo, é necessário
compreender as características e restrições do novo sistema de transporte, de modo a
desenvolver um modelo de custos que procure uma margem de lucro sustentável. Assim,
este estudo tem como objetivo construir uma modelagem comparativa que considere os
benefícios de custo de aeronaves de asa fixa e de asa rotativa de forma híbrida, tendo em
conta os requisitos energéticos de um sistema de propulsão elétrica. Posteriormente, é pro posto um modelo de custo operacional para o eVTOL, tendo em conta o comportamento
híbrido apresentado. Como fontes de informação e comparação, é utilizado um modelo
de helicóptero para estabelecer relações para as componentes da missão de decolagem e
aterrissagem vertical, enquanto uma aeronave de asa fixa do grupo de aviação regional é
utilizada para orientar o modelo durante a fase de cruzeiro. Com base nestes resultados, é
possível inferir conclusões sobre os potenciais benefícios financeiros e identificar as áreas
onde os esforços devem ser concentrados para estabelecer a UAM a um nível economica mente viável. Para isto, foi utilizada a metodologia Design Science, de modo que, fossem
obtidos valores que pudessem ser aplicados de forma a gerar dados de CASK (Cost of
Available Seat Kilometer - Custo operacional por assento disponível por quilômetro) para
o helicóptero e para o avião podendo, então, calcular e comparar um valor aproximado
para o CASK de um eVTOL. |
Abstract: | The implementation of an Urban Air Mobility (UAM) environment presents a substantial
challenge, encompassing several factors such as the introduction of a disruptive aircraft
concept: eVTOLs (electric vertical takeoff and landing). In a scenario characterized by
highway congestion in large urban centers, the concept of a sustainable, reliable and fi nancially advantageous mode of transport becomes highly desirable. However, to achieve
this goal, it is necessary to understand the characteristics and constraints of the new trans portation system, in order to develop a cost model that seeks a sustainable profit margin.
Thus, this study aims to build a comparative modeling that considers the cost benefits
of fixed-wing and rotary-wing aircraft in a hybrid way, taking into account the energy
requirements of an electric propulsion system. Subsequently, an operational cost model
for eVTOL is proposed, taking into account the hybrid behavior presented. As sources
of information and comparison, a helicopter model is used to establish relationships for
the vertical take-off and landing mission components, while a fixed-wing aircraft from the
regional aviation group is used to guide the model during the cruise phase. Based on these
results, it is possible to draw some conclusions about the potential financial benefits and
to identify areas where efforts should be focused to establish UAM at an economically
viable level. For this, the Design Science methodology was used, so that values could be
obtained that could be applied to generate CASK (Cost of Available Seat Kilometer) data
for the helicopter and the airplane and then an approximate value for the CASK of an
eVTOL could be calculated and compared. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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