Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.author | Santos, Pedro Gabriel Oliveira da Silva dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Pedro Gabriel Oliveira da Silva dos. Análise numérica da blindagem em aço 304L ao receber multi-impacto e projeto de anteparo para ensaio experimental. 2023. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dado o uso crescente da blindagem veicular no Brasil, faz-se necessário desenvolver modelos numéricos confiáveis que consigam reproduzir o fenômeno de impacto. A investigação
dessa proteção em operação se justifica devido às graves consequências que uma falha pode
causar. No território brasileiro, a blindagem veicular é normatizada pelas NBR 15000 e
NEB E-316. A primeira afirma que, no maior nível de proteção permitido aos civis, a
blindagem deve resistir a cinco impactos. Embora se encontre na literatura uma razoável
quantidade de estudos com o tema de impacto balístico, poucos deles se propõem a analisar a situação de multi-impacto em uma mesma placa balística. Nesse sentido, utilizando
o método dos elementos finitos, o presente trabalho busca simular o impacto de cinco
projéteis de latão contra uma placa de aço 304L, utilizando metodologia de integração
explícita presente no software Ansys. Este estudo se propõe também a dimensionar um
anteparo balístico para resistir aos ensaios experimentais análogos à simulação numérica.
Em relação ao estudo numérico, é necessário um refinamento adequado da malha para prever corretamente o comportamento dinâmico do impacto. Ademais, a densidade de malha
altera a quantidade da energia de hourglass presente na simulação. Esse tipo de energia é
adicionada aos cálculos numéricos para evitar que os elementos se deformem de maneira
incompatível com o fenômeno real. A presença dessa categoria de energia no sistema pode
ser usada como parâmetro para avaliar a qualidade do estudo numérico. Neste trabalho,
os projéteis foram caracterizados como corpos rígidos. Quanto à placa, foram simuladas
cinco densidades de malha diferentes, variando o tamanho dos elementos entre 5 mm e
0,4 mm. A velocidade inicial de cada projétil foi de 426 m/s e a placa foi engasta em suas
quatro faces laterais. Sobre o anteparo experimental, seu dimensionamento considerou
a carga de impulso provida pelo projétil e o peso próprio da estrutura. Dessas cargas,
foram determinadas as reações de apoio e as tensões atuantes nos elementos do anteparo
balístico. Como resultado, a velocidade residual de cada um dos projéteis, o deslocamento
máximo da placa e o histórico da energia cinética, interna e de hourglass do sistema em
função do número de ciclos de simulação foram obtidos. Ao final das cinco simulações, a
razão entre a energia de hourglass e a energia interna foi reduzida de 97,05% para 17,76%.
No que concerne ao anteparo, seu projeto foi executado e é apto para a realização de
ensaios experimentais de impacto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impacto balístico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proteção balística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aço - estruturas | pt_BR |
dc.title | Análise numérica da blindagem em aço 304L ao receber multi-impacto e projeto de anteparo para ensaio experimental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T11:35:58Z | - |
dc.date.available | 2024-05-21T11:35:58Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38566 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Oliveira, Alessandro Borges de Sousa | - |
dc.description.abstract1 | Given the increasing use of vehicular armor in Brazil, it is necessary to develop reliable
numerical models that can reproduce the impact phenomenon. The investigation of this
protection in operation is justified due to the serious consequences that a failure can cause.
In Brazilian territory, vehicular armoring is regulated by NBR 15000 and NEB E-316. The
first states that, at the highest level of protection allowed to civilians, the armoring must
resist five impacts. Although there are a fair number of studies on ballistic impact in
the literature, few of them analyze the situation of multi-impact on the same ballistic
plate. In this context, using the finite element method, this paper seeks to simulate the
impact of five brass projectiles against a 304L steel plate, using the explicit integration
methodology present in the Ansys software. This study also aims to design a ballistic shield
to withstand the experimental tests analogous to the numerical simulation. With regard
to the numerical study, it is necessary to refine the mesh in order to correctly predict the
dynamic behavior of the impact. Furthermore, the mesh density changes the amount of
hourglass energy present in the simulation. This type of energy is added to the numerical
calculations to prevent the elements from deforming in a way that is incompatible with
the real phenomenon. The presence of this energy category in the system can be used as a
parameter to evaluate the quality of the numerical study. In this work, the projectiles were
characterized as rigid bodies. As for the plate, five different mesh densities were simulated,
varying the size of the elements between 5 mm and 0.4 mm. The initial velocity of each
projectile was 426 m/s and the plate was crimped on its four side faces. With regard to
the experimental fixture, its design took into account the impulse load provided by the
projectile and the structure’s own weight. From these loads, the support reactions and
stresses acting on the ballistic fixture elements were determined. As a result, the residual
velocity of each of the projectiles, the maximum displacement of the plate, and the history
of the kinetic, internal, and hourglass energy of the system as a function of the number of
simulation cycles were obtained. At the end of the five simulations, the ratio of hourglass
energy to internal energy was reduced from 97,05% to 17,76%. With regard to the fixture,
its design has been executed and it is suitable for carrying out experimental impact tests. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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