Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias | - |
dc.contributor.author | Silva, Allecsander Lélis | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Allecsander Lélis. EPI para motociclistas: design parametrizado e fabricação por manufatura aditiva. 2023. 154 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), em tese, têm como objetivo reduzir a
gravidade de ferimentos em decorrência de acidentes. No caso de motociclistas, esses aci dentes variam entre pancadas por quedas, colisões e ralados do corpo em alta velocidade
sobre o asfalto. Dessa maneira, os EPI devem ser projetados de forma a proteger os mo tociclistas com mais eficiência, sem tirar a sua mobilidade e, também, sem prejudicar o
conforto de seus usuários. Assim, este trabalho propõe avaliar, de forma numérica e ex perimental, protetores para motociclistas feitos por manufatura aditiva (impressão 3D),
incluindo a seleção de materiais e um projeto com dimensões parametrizadas, ou seja,
que possam variar de forma a se adaptar às medidas corporais de diversos usuários. Essa
modularidade das dimensões permite um aumento da proteção e do conforto na utilização
desses equipamentos. Teve-se como objetivo o desenvolvimento de protótipos ergonômicos,
confortáveis e eficientes quanto à redução da magnitude das tensões transmitidas para o
corpo. O projeto avalia, ainda, a eficácia do emprego de materiais compósitos (fibra car bono com matriz de epóxi) ao modelo obtido por impressão 3D para o aumento da eficácia
da proteção de seu usuário. Sendo assim, foi conduzido um estudo da resistência mecânica
e transmissão de esforços desses protótipos através de simulações numéricas pelo método
dos elementos finitos (MEF), além de propor uma forma de avaliar esse resultados através
do ensaio de flexão de três pontos. Todo esse desenvolvimento visa demonstrar uma me todologia para o projeto desses equipamentos com um design parametrizado, fabricação
e teste de estruturas de EPI aplicando técnicas de impressão 3D e de laminação para
satisfazer requisitos de proteção, usabilidade e segurança para motociclistas. As caracte rísticas dos modelos são inspiradas em soluções existentes no mercado, e sua modelagem
é realizada por meio de CAD. Referências especializadas são utilizadas para a obtenção
das propriedades dos materiais a serem empregados, das estruturas do corpo humano e
dos esforços esperados em diferentes tipos de acidentes motociclísticos, de modo a estimar
corretamente os parâmetros de análise que os modelos numéricos e experimentais serão
submetidos. Isto posto, o estudo desenvolvido nesse trabalho e os resultados alcançados
têm como objetivo gerar conhecimento para aprimorar o projeto de EPI eficazes, seguros,
confortáveis e viáveis, utilizando métodos não-convencionais de fabricação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equipamento de proteção individual (EPI) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motociclistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manufatura aditiva | pt_BR |
dc.title | EPI para motociclistas : design parametrizado e fabricação por manufatura aditiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-20T14:49:17Z | - |
dc.date.available | 2024-05-20T14:49:17Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38551 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Miranda, Mateus Rodrigues | - |
dc.description.abstract1 | Personal Protective Equipment (PPE) generally aims to reduce the severity of injuries
resulted from accidents. In the case of motorcyclists, these accidents range from falls and
collisions. Therefore, PPE should be designed to protect motorcyclists more efficiently,
without compromising their mobility or comfort. This work proposes to numerically and
experimentally evaluate motorcycle protection gears made by additive manufacturing (3D
printing), including material selection and a project with parametric dimensions, mean ing that dimensions can be changed to adapt to diferents types of bodys measurements.
This modularity of dimensions allows for an increased protection and comfort in the use of
these equipments. The objective of this study is to develop prototypes that are ergonomic,
comfortable, and effective in reducing the magnitude of stresses transmitted to the body
in motocycle accidents. The project also evaluates the effectiveness of using composite
materials (carbon fiber with an epoxy matrix) aggregated to the 3D printed model to
increase the effectiveness of protection of the user. Thus, a study of the mechanical re sistance and transmission of forces of these prototypes was conducted through numerical
simulations using the finite element method (FEM), as well a proposed metodology to val idate numerical results trough experiments in a three-points bending test with models. All
of this development aims to demonstrate a methodology for designing parametricall parts,
manufacturing, and testing PPE structures using 3D printing and lamination techniques
to reach the protection, usability, and safety requirements for motorcyclists. The models
characteristics are inspired by existing solutions on the market, and their modeling is
made with support of CAD softwares. Specialized references are used to obtain the prop erties of the materials used in the prototype, the structures properties of the human body,
and the expected stresses in different types of motorcycle accidents, in order to correctly
estimate the analysis parameters of the numerical and experimental models. Therefore,
the study developed in this work and the results achieved aim to generate knowledge to
improve the design of effective, safe, comfortable, and viable PPE using unconventional
manufacturing methods. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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