Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Rafael Castilho Faria | - |
dc.contributor.author | Esper, Mila Fernanda | - |
dc.identifier.citation | ESPER, Mila Fernanda. Bancada experimental para análises aeroelásticas em túnel de vento. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O flutter é um fenômeno aeroelástico dinâmico de potencial catastrófico e difícil predição,
especialmente no âmbito experimental. Por isso, a busca por metodologias mais precisas
que ajudam a prevenir esse evento, como os ensaios aeroelásticos, vem ganhando tama nha notabilidade. Nesse contexto, este estudo objetiva definir e construir um modelo de
aparato aeroelástico que seja capaz de atender, em um primeiro momento, às necessi dades didáticas da comunidade acadêmica. Uma revisão bibliográfica foi feita acerca da
construção e montagem de aparatos aeroelásticos considerando a complexidade, viabili dade e resultados de cada um. Em sequência, foi construído um aparato de simulações
aeroelásticas no túnel de vento do Laboratório de Energia e Ambiente na Universidade
de Brasília. O modelo de análise consiste em uma placa reta engastada, verticalmente
posicionada. São utilizadas as ferramentas MATLAB e SolidWorks para realizar o projeto
da bancada e o Tracker como meio de obtenção de dados de frequência e análise de ve locidade de flutter. Os resultados obtidos são comparados qualitativamente com a teoria
do fenômeno. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroelasticidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Túnel de vento | pt_BR |
dc.title | Bancada experimental para análises aeroelásticas em túnel de vento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-20T14:46:11Z | - |
dc.date.available | 2024-05-20T14:46:11Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38550 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Martins, Polliana Cândida Oliveira | - |
dc.description.abstract1 | Flutter is a dynamic aeroelastic phenomenon with catastrophic potential and challenging
predictability, particularly in experimental settings. Hence, the quest for more accurate
methodologies to prevent this occurrence, such as aeroelastic tests, has gained consider able attention. In this context, this study aims to define and build an aeroelastic apparatus
model capable, initially, of meeting the didactic needs within the academic community.
A literature review was conducted regarding the construction and assembly of aeroelas tic apparatuses, considering their complexity, feasibility, and outcomes. Subsequently, an
aeroelastic simulation apparatus was built in the wind tunnel at the Energy and Environ ment Laboratory at the University of Brasília. The analysis model consists of a vertically
positioned clamped flat plate. MATLAB and SolidWorks tools were used to design the
test rig, and Tracker was employed to obtain flutter frequency data and velocity analysis.
The obtained results are qualitatively compared with the theory of the phenomenon. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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