Título: | Accountability no terceiro setor : uma análise do Movimento pela Base nacional comum curricular - MPB |
Autor(es): | Carvalho, Victoria Karyne Silva de |
Orientador(es): | Assis, Simone de Araújo Góes |
Assunto: | Accountability Terceiro setor Políticas públicas educacionais |
Data de apresentação: | 25-Jul-2023 |
Data de publicação: | 30-Mar-2024 |
Referência: | CARVALHO, Victoria Karyne Silva de. Accountability no terceiro setor: uma análise do Movimento pela Base nacional comum curricular - MPB. 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa tem o objetivo de investigar as iniciativas de accountability adotadas
pelas organizações do terceiro setor no contexto da implementação de políticas públicas
educacionais. Após a reforma gerencial do Estado, o Brasil passou por diversas mudanças no
que diz respeito ao papel do Estado e à prestação de serviços públicos. Esse movimento pôde
ser observado no processo de descentralização e uma crescente atuação das organizações da
sociedade civil. A existência de um setor que atua de forma complementar ao Estado tem
despertado diversas críticas de estudiosos da área, principalmente quando relacionado à
atuação deste setor no âmbito de políticas públicas educacionais. Ao analisar esse contexto,
percebe-se que uma grande parcela dessas críticas partem da insegurança causada pela
proximidade dessas organizações com o setor empresarial privado e a ausência de
informações sobre seus interesses e objetivos no envolvimento com demandas públicas. Por
este motivo, o presente trabalho buscou analisar quais são iniciativas de transparência
adotadas por estes atores para prestar contas com a sociedade, e se tais iniciativas atendem aos
critérios dissuadidos pelo conceito de accountability. Para isso, foi analisado o envolvimento
da organização do terceiro setor: Movimento Pela Base (MPB) no processo de formulação e
implementação da política da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No fim da pesquisa
constatou-se que a organização tem implementado iniciativas de transparência ativa e adotado
o uso de mecanismos de participação social desde sua fundação. Porém, não foram
identificadas informações fiscais e financeiras a respeito desta, tampouco a existência de
instrumentos de transparência passiva. Os resultados apontam para a necessidade de se
implementar iniciativas de transparência ordenadas e alinhadas ao conceito de accountability
em organizações do terceiro setor e para a demanda de mais produções acadêmicas que
abordem o conceito neste âmbito. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.