Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37992
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LethiciaIsabelleDoNascimentoSantos_tcc.pdf297,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ética, letramento crítico e minhas experiências de formação na residência pedagógica de inglês
Autor(es): Santos, Lethícia Isabelle do Nascimento
Orientador(es): Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
Assunto: Ética
Letramento
Residência docente
Professores de inglês
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 20-Mar-2024
Referência: SANTOS, Lethícia Isabelle do Nascimento. Ética, letramento crítico e minhas experiências de formação na residência pedagógica de inglês. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo de cunho autoetnográfico, em pesquisa qualitativa, tem como objetivo salientar e fundamentar a relação entre ética e letramento crítico nas minhas vivências e experiências dentro da sala de aula, no contexto da escola pública, na Residência Pedagógica de Inglês, a qual visa o desenvolvimento da formação inicial dos alunos de Letras-Inglês da Universidade de Brasília (UnB). Nesta pesquisa, reconheço-me como uma pesquisadora participante do processo em que estou inserida, pois relato minhas narrativas como professora residente no Centro de Ensino Fundamental 16 de Ceilândia, escola credenciada para fazer parte da Residência Pedagógica. Deste modo, o trabalho realizado para uma educação linguística ética e crítica baseia-se através de planejamentos que se voltam para as heterogeneidades do ensino, onde as aulas de inglês são vistas a partir das necessidades dos nossos alunos e das realidades ao redor da escola. Através da minha pesquisa, enfatizo como o trabalho, em prol do olhar para o outro, pode levar às aulas significativas de inglês.
Abstract: This autoethnographic article, into qualitative research, aims to point out and underpin the relationship between ethics and critical literacy in public school classrooms in my experiences in the English Pedagogical Residency Program, which aims at developing the initial formation of the English-Letters students at Universidade de Brasília (UnB). In this research, I recognize myself as a participant researcher in the process I am into because I describe my narratives as a resident teacher in Centro de Ensino Fundamental 16 de Ceilândia, a licensed school in the Pedagogical Residency Program. Thereby, the accomplished work of linguistic education, ethical and critical, is based on planning, which is aware of the heterogeneity in education, where the English classes are seen from the necessities of our students and the realities around the school. Throughout my research, I underpin how the work, regarding the look toward the other, takes significant English classes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.