Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de | - |
dc.contributor.author | Santos, Lethícia Isabelle do Nascimento | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lethícia Isabelle do Nascimento. Ética, letramento crítico e minhas experiências de formação na residência pedagógica de inglês. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo de cunho autoetnográfico, em pesquisa qualitativa, tem como objetivo
salientar e fundamentar a relação entre ética e letramento crítico nas minhas vivências e
experiências dentro da sala de aula, no contexto da escola pública, na Residência Pedagógica
de Inglês, a qual visa o desenvolvimento da formação inicial dos alunos de Letras-Inglês da
Universidade de Brasília (UnB). Nesta pesquisa, reconheço-me como uma pesquisadora
participante do processo em que estou inserida, pois relato minhas narrativas como professora
residente no Centro de Ensino Fundamental 16 de Ceilândia, escola credenciada para fazer
parte da Residência Pedagógica. Deste modo, o trabalho realizado para uma educação
linguística ética e crítica baseia-se através de planejamentos que se voltam para as
heterogeneidades do ensino, onde as aulas de inglês são vistas a partir das necessidades dos
nossos alunos e das realidades ao redor da escola. Através da minha pesquisa, enfatizo como
o trabalho, em prol do olhar para o outro, pode levar às aulas significativas de inglês. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Residência docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de inglês | pt_BR |
dc.title | Ética, letramento crítico e minhas experiências de formação na residência pedagógica de inglês | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T15:30:09Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T15:30:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37992 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This autoethnographic article, into qualitative research, aims to point out and underpin
the relationship between ethics and critical literacy in public school classrooms in my
experiences in the English Pedagogical Residency Program, which aims at developing the
initial formation of the English-Letters students at Universidade de Brasília (UnB). In this
research, I recognize myself as a participant researcher in the process I am into because I
describe my narratives as a resident teacher in Centro de Ensino Fundamental 16 de
Ceilândia, a licensed school in the Pedagogical Residency Program. Thereby, the
accomplished work of linguistic education, ethical and critical, is based on planning, which is
aware of the heterogeneity in education, where the English classes are seen from the
necessities of our students and the realities around the school. Throughout my research, I
underpin how the work, regarding the look toward the other, takes significant English classes. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Inglês
|