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dc.contributor.advisorCorrêa, Rachel Lourenço-
dc.contributor.authorGomes, Madson Cail Aleixo-
dc.identifier.citationGOMES, Madson Cail Aleixo. Unidades didáticas em contato: as possíveis contribuições de abordagens construtivistas e da sequência didática para o ensino da língua inglesa no contexto da BNCC. 2023. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo âmbito do ensino e da aprendizagem, cabe à comunidade docente e aos profissionais das áreas relacionadas à investigação dos fatores que influenciam o processo de forma direta ou indireta. Tal investigação tem como objetivos a obtenção de respostas para questões relevantes e, principalmente, o aprimoramento de práticas de ensino e o aumento da qualidade das aulas ministradas. Porém, também é necessário ter uma visão crítica para avaliar as práticas de ensino e suas intenções educacionais, a fim de edificar a tomada de decisões baseadas em ideais significativos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o ensino da língua inglesa no Distrito Federal, identificar a intenção educacional e adicionar ideias que possam representar saltos qualitativos a mesma. Para tanto, servirão como alicerces teóricos três componentes: o estudo da Unidade Didática de Antoni Zabala (1998) e sua visão construtivista para com o ensino; a análise da proposta de Sequência Didática elaborada por Joaquim Dolz, Michéle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004) para planejamentos de aulas; e uma análise das propostas e postura ideológica da Base Nacional Comum Curricular (2018) em relação ao ensino de inglês. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, em busca de compreender estes componentes e de contribuir com elementos provenientes da Sequência Didática e de concepções construtivistas para as aulas de inglês no contexto do ensino público, sob a égide da BNCC. Como ferramentas de investigação, a pesquisa utilizou análises de um produto educacional e discussões levantadas a partir de entrevistas realizadas com 4 professoras de língua inglesa do ensino público do Distrito Federal. Acreditamos que este trabalho tem o valor de pautar a discussão sobre a importância de um planejamento de aula que leve em conta a intenção educacional e o contexto no qual a aprendizagem ocorre, o que é relevante para o ensino público.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleUnidades didáticas em contato : as possíveis contribuições de abordagens construtivistas e da sequência didática para o ensino da língua inglesa no contexto da BNCCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T14:36:48Z-
dc.date.available2024-03-20T14:36:48Z-
dc.date.submitted2023-08-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37986-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1It is the responsibility of teachers and of educational professionals to investigate the factors that affect the processes of teaching and learning. Such an investigation aims to answer relevant questions and mainly to improve teaching practices and to enhance the quality of classes. However, a critical approach is also needed to evaluate teaching practices and their underlying educational intentions, in order to encourage decision making based on significant ideals. In such a context, this work aims to investigate English teaching in the Brazilian Federal District, to identify the educational intention and to add ideas that may represent qualitative leaps to it. In order to do so, three components will serve as theoretical foundations: the study of Didactic Unities by Antoni Zabala (1998) and its constructivist approach; an analysis of the Didactic Sequence proposal for lesson planning, by Joaquim Dolz, Michèle Noverraz and Bernard Schneuwly (2004); and the ideological stance of Brazil’s National Common Curricular Base, BNCC (2018), in relation to English teaching. This is a qualitative study that discusses those components and attempts to contribute elements from the Didactic Sequence proposal and constructivist ideas to English classes in the public education sector, under the aegis of the BNCC. The research tools were the analyses of an educational product and of interviews with four English teachers who work in different Federal District public schools. We believe this work is relevant to start discussions about the importance of lesson planning that takes into account the educational intention and context where these classes happen, which is valuable for the public education system.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



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