Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Rachel Lourenço | - |
dc.contributor.author | Gomes, Madson Cail Aleixo | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Madson Cail Aleixo. Unidades didáticas em contato: as possíveis contribuições de abordagens construtivistas e da sequência didática para o ensino da língua inglesa no contexto da BNCC. 2023. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No âmbito do ensino e da aprendizagem, cabe à comunidade docente e aos
profissionais das áreas relacionadas à investigação dos fatores que influenciam o
processo de forma direta ou indireta. Tal investigação tem como objetivos a obtenção
de respostas para questões relevantes e, principalmente, o aprimoramento de práticas
de ensino e o aumento da qualidade das aulas ministradas. Porém, também é
necessário ter uma visão crítica para avaliar as práticas de ensino e suas intenções
educacionais, a fim de edificar a tomada de decisões baseadas em ideais
significativos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o ensino da
língua inglesa no Distrito Federal, identificar a intenção educacional e adicionar ideias
que possam representar saltos qualitativos a mesma. Para tanto, servirão como
alicerces teóricos três componentes: o estudo da Unidade Didática de Antoni Zabala
(1998) e sua visão construtivista para com o ensino; a análise da proposta de
Sequência Didática elaborada por Joaquim Dolz, Michéle Noverraz e Bernard
Schneuwly (2004) para planejamentos de aulas; e uma análise das propostas e
postura ideológica da Base Nacional Comum Curricular (2018) em relação ao ensino
de inglês. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, em busca de compreender
estes componentes e de contribuir com elementos provenientes da Sequência
Didática e de concepções construtivistas para as aulas de inglês no contexto do
ensino público, sob a égide da BNCC. Como ferramentas de investigação, a pesquisa
utilizou análises de um produto educacional e discussões levantadas a partir de
entrevistas realizadas com 4 professoras de língua inglesa do ensino público do
Distrito Federal. Acreditamos que este trabalho tem o valor de pautar a discussão
sobre a importância de um planejamento de aula que leve em conta a intenção
educacional e o contexto no qual a aprendizagem ocorre, o que é relevante para o
ensino público. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.title | Unidades didáticas em contato : as possíveis contribuições de abordagens construtivistas e da sequência didática para o ensino da língua inglesa no contexto da BNCC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T14:36:48Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T14:36:48Z | - |
dc.date.submitted | 2023-08-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37986 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | It is the responsibility of teachers and of educational professionals to investigate the
factors that affect the processes of teaching and learning. Such an investigation aims
to answer relevant questions and mainly to improve teaching practices and to enhance
the quality of classes. However, a critical approach is also needed to evaluate teaching
practices and their underlying educational intentions, in order to encourage decision
making based on significant ideals. In such a context, this work aims to investigate
English teaching in the Brazilian Federal District, to identify the educational intention
and to add ideas that may represent qualitative leaps to it. In order to do so, three
components will serve as theoretical foundations: the study of Didactic Unities by
Antoni Zabala (1998) and its constructivist approach; an analysis of the Didactic
Sequence proposal for lesson planning, by Joaquim Dolz, Michèle Noverraz and
Bernard Schneuwly (2004); and the ideological stance of Brazil’s National Common
Curricular Base, BNCC (2018), in relation to English teaching. This is a qualitative
study that discusses those components and attempts to contribute elements from the
Didactic Sequence proposal and constructivist ideas to English classes in the public
education sector, under the aegis of the BNCC. The research tools were the analyses
of an educational product and of interviews with four English teachers who work in
different Federal District public schools. We believe this work is relevant to start
discussions about the importance of lesson planning that takes into account the
educational intention and context where these classes happen, which is valuable for
the public education system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Inglês
|