Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ClariceLiberatoMartins_tcc.pdf4,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Olhando para obras olhando para animais em zoológico
Autor(es): Martins, Clarice Liberato
Orientador(es): Regiani, Atila Ribeiro de Sousa
Assunto: Poética artística
Arte contemporânea
Zoológico
Pintura contemporânea
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 7-Mar-2024
Referência: MARTINS, Clarice Liberato. Olhando para obras olhando para animais em zoológico. 2023. 184 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O foco desta pesquisa é a investigação do zoológico e de seus animais como objetos do processo criativo da artista Alice Lara em sua série As ordens no paraíso. A pesquisa conforma um apanhado poético-crítico que parte das pinturas da artista para assuntos pertinentes aos debates paralelos existentes entre a organização, a exposição e a experiência com a arte nos museus e com os animais nos zoológicos. O estudo deste recorte conceitual é construído por fundamentos da fenomenologia e da montagem. Estendendo o vocabulário de imagens ao eleger artistas que se apropriam da temática do animal não-humano, damos exemplos das trajetórias imagéticas dos animais existentes dentro do debate artístico, colocando em questão o olhar para o animal e seu significado na cultura e história nacional. O trabalho conclui uma lista de potência imaginativa que busca repovoar o imaginário comum com a vontade de conviver com obras de arte e animais.
Abstract: The focus of this research is the investigation of zoo animals as objects of the creative process of the artist Alice Lara in her painting series As ordens no paraíso. The research constructs a poetic and critical overview of the artist's paintings and connecting it to subjects pertinent to the parallel debates between the organization, exhibition and experience with art in museums and with animals in zoos. The study of this conceptual framework is based on fundamentals of phenomenology and montage. Extending the vocabulary of images by electing artists who appropriate the theme of the non-human animal, we give examples of the imagistic trajectories of animals existing within the artistic debate, questioning the way we look at animals and its meaning in national culture and history. The work concludes a list of imaginative potentiality that seeks to repopulate the commonplace imagination with the desire to coexist with works of art and animals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.