Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Regiani, Atila Ribeiro de Sousa | - |
dc.contributor.author | Martins, Clarice Liberato | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Clarice Liberato. Olhando para obras olhando para animais em zoológico. 2023. 184 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O foco desta pesquisa é a investigação do zoológico e de seus animais como objetos do processo
criativo da artista Alice Lara em sua série As ordens no paraíso. A pesquisa conforma um
apanhado poético-crítico que parte das pinturas da artista para assuntos pertinentes aos debates
paralelos existentes entre a organização, a exposição e a experiência com a arte nos museus e
com os animais nos zoológicos. O estudo deste recorte conceitual é construído por fundamentos
da fenomenologia e da montagem. Estendendo o vocabulário de imagens ao eleger artistas que
se apropriam da temática do animal não-humano, damos exemplos das trajetórias imagéticas
dos animais existentes dentro do debate artístico, colocando em questão o olhar para o animal
e seu significado na cultura e história nacional. O trabalho conclui uma lista de potência
imaginativa que busca repovoar o imaginário comum com a vontade de conviver com obras de
arte e animais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poética artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Zoológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura contemporânea | pt_BR |
dc.title | Olhando para obras olhando para animais em zoológico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T17:45:39Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T17:45:39Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37871 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The focus of this research is the investigation of zoo animals as objects of the creative process
of the artist Alice Lara in her painting series As ordens no paraíso. The research constructs a
poetic and critical overview of the artist's paintings and connecting it to subjects pertinent to
the parallel debates between the organization, exhibition and experience with art in museums
and with animals in zoos. The study of this conceptual framework is based on fundamentals of
phenomenology and montage. Extending the vocabulary of images by electing artists who
appropriate the theme of the non-human animal, we give examples of the imagistic trajectories
of animals existing within the artistic debate, questioning the way we look at animals and its
meaning in national culture and history. The work concludes a list of imaginative potentiality
that seeks to repopulate the commonplace imagination with the desire to coexist with works of
art and animals. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|