Título: | A maternidade na produção artística de Clarice Gonçalves e do Coletivo Matriz |
Autor(es): | Nascimento, Priscila Amorim Coser do |
Orientador(es): | Dunaeva, Cristina Antonioevna |
Assunto: | Arte contemporânea Maternidade Feminismo Arte - apreciação Arte - aspectos sociais Arte - feminilidade |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 5-Mar-2024 |
Referência: | NASCIMENTO, Priscila Amorim Coser do. A maternidade na produção artística de Clarice Gonçalves e do Coletivo Matriz. 2022. 94 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O corpo materno é, simultaneamente, íntimo e público. Ele ocupa um lugar de múltiplos
interesses e investimentos para o individual e para o coletivo. Do ponto de vista disciplinar
da história da arte, as imagens têm o poder para enquadrar nossa compreensão dos
corpos maternos de maneiras que possam afirmar, interromper ou contestar os ideais
maternos predominantes. O presente estudo analisa a produção de Clarice Gonçalves
entre 2013 e 2019 e o modo como a maternidade se emaranhou em suas obras, bem
como o resultado desse encontro. A artista propõe a demonstrar investigações acerca
das manifestações do corpo e da sexualidade, assim como apontar para o tema da
maternidade e da mulher-artista, questionando a maternidade ou maternagem imposta
ou adquirida, ressignificando os temas convencionais ligados ao maternar. Esta pesquisa
foi realizada por meio da leitura de bibliografia relacionada ao tema da produção
contemporânea de Clarice Gonçalves e aos desdobramentos relativos a essas obras.
Para isso, foram investigadas as exposições da artista e seus devidos catálogos. Como
fontes primárias, foram entrevistadas a artista Clarice Gonçalves e a curadora Cinara
Barbosa. Os resultados deste estudo apontam para perspectivas que validem as
iniciativas de exposições sobre o maternar não romantizado como importantes
propulsoras para a construção de uma cultura visual mais aproximada às realidades. |
Abstract: | Maternal body is simultaneously intimate and public. It occupies a place of individual and
collective multiple interests and investments. From an disciplinary art history point of view,
images have power to frame our understanding about maternal bodies in ways that can
affirm, interrupt or challenge prevailing maternal ideals. The present study analyzes
Clarice Gonçalves’ production between 2013 and 2019 and how motherhood became
entangled in her works, as well as the result of this meeting. The artist investigates body
and sexuality manifestations, as well as motherhood and woman-artist theme, questioning
imposed or acquired motherhood or mothering and giving new meanings to conventional
themes related to mothering. This research was designed through reading of bibliography
related to contemporary production by Clarice Gonçalves and to the unfold related to
these works. The artist's exhibitions and their catalogs were investigated. As primary
sources, artist Clarice Gonçalves and curator Cinara Barbosa were interviewed. Results
point to perspectives that validate initiatives of non-romanticized mothering exhibitions as
important drivers for construction of a visual culture closer to realities. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
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