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dc.contributor.advisorDunaeva, Cristina Antonioevna-
dc.contributor.authorNascimento, Priscila Amorim Coser do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Priscila Amorim Coser do. A maternidade na produção artística de Clarice Gonçalves e do Coletivo Matriz. 2022. 94 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO corpo materno é, simultaneamente, íntimo e público. Ele ocupa um lugar de múltiplos interesses e investimentos para o individual e para o coletivo. Do ponto de vista disciplinar da história da arte, as imagens têm o poder para enquadrar nossa compreensão dos corpos maternos de maneiras que possam afirmar, interromper ou contestar os ideais maternos predominantes. O presente estudo analisa a produção de Clarice Gonçalves entre 2013 e 2019 e o modo como a maternidade se emaranhou em suas obras, bem como o resultado desse encontro. A artista propõe a demonstrar investigações acerca das manifestações do corpo e da sexualidade, assim como apontar para o tema da maternidade e da mulher-artista, questionando a maternidade ou maternagem imposta ou adquirida, ressignificando os temas convencionais ligados ao maternar. Esta pesquisa foi realizada por meio da leitura de bibliografia relacionada ao tema da produção contemporânea de Clarice Gonçalves e aos desdobramentos relativos a essas obras. Para isso, foram investigadas as exposições da artista e seus devidos catálogos. Como fontes primárias, foram entrevistadas a artista Clarice Gonçalves e a curadora Cinara Barbosa. Os resultados deste estudo apontam para perspectivas que validem as iniciativas de exposições sobre o maternar não romantizado como importantes propulsoras para a construção de uma cultura visual mais aproximada às realidades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordMaternidadept_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordArte - apreciaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordArte - feminilidadept_BR
dc.titleA maternidade na produção artística de Clarice Gonçalves e do Coletivo Matrizpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T18:57:17Z-
dc.date.available2024-03-05T18:57:17Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37852-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Maternal body is simultaneously intimate and public. It occupies a place of individual and collective multiple interests and investments. From an disciplinary art history point of view, images have power to frame our understanding about maternal bodies in ways that can affirm, interrupt or challenge prevailing maternal ideals. The present study analyzes Clarice Gonçalves’ production between 2013 and 2019 and how motherhood became entangled in her works, as well as the result of this meeting. The artist investigates body and sexuality manifestations, as well as motherhood and woman-artist theme, questioning imposed or acquired motherhood or mothering and giving new meanings to conventional themes related to mothering. This research was designed through reading of bibliography related to contemporary production by Clarice Gonçalves and to the unfold related to these works. The artist's exhibitions and their catalogs were investigated. As primary sources, artist Clarice Gonçalves and curator Cinara Barbosa were interviewed. Results point to perspectives that validate initiatives of non-romanticized mothering exhibitions as important drivers for construction of a visual culture closer to realities.pt_BR
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



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