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Título: Estudo da viabilidade técnica e econômica de aeronaves do tipo narrowbody para missões de longo alcance
Autor(es): Melo, Douglas Silva de
Orientador(es): Martins, Polliana Candida Oliveira
Coorientador(es): Celestino, Victor Rafael Rezende
Assunto: Aviação civil
Aeronaves
Setor aeroportuário
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 18-Fev-2024
Referência: MELO, Douglas Silva de. Estudo da viabilidade técnica e econômica de aeronaves do tipo narrowbody para missões de longo alcance. 2023. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nos últimos anos a aviação comercial vivenciou o surgimento (ou adaptação) de aeronaves de categoria narrowbody (aeronaves de corredor único) capazes de realizar rotas regulares de longa distância. Essas rotas eram realizadas até então exclusivamente por aeronaves widebodys (aeronaves de corredor duplo). A inexistência e redução de demanda de alto número de assentos (aeronave maior) direcionados ao mesmo destino iniciou uma mudança no cenário das rotas internacionais de longo curso. Dessa forma, esse trabalho visa estudara viabilidade da utilização dessas novas aeronaves nas rotas de longo alcance, avaliando como essas novas tecnologias impactam nos voos existentes atualmente. Ademais, deseja-se estudar quais as principais modificações implementadas pelas duas maiores fabricantes desse tipo de aeronave capaz de executar voos longos. Para isso, utilizou-se o software MATLAB para implementar rotinas e gerar gráficos que permitiram estudar a relação do aumento de alcance e carga paga transportada por aeronaves narrowbody de longo alcance, considerando várias as várias versões trazidas ao mercado por cada uma das empresas estudadas. Além disso, também foi analisado os custos por assento por Km de acordo com o alcance de cada um dos modelos de aeronaves estudadas, para se determinar os impactos econômicos que cada modelo de aeronave pode proporcionar. Com isso se faz possível a comparação desses dados com aqueles correlacionados as rotas existentes atualmente, a fim de estabelecer um panorama para a decisão de quais aeronaves são mais adequadas as demandas emergentes.
Abstract: The commercial aviation lived in the last years, the creation (or adaptation) of narrowbodies airplanes that can flight regular long haul routes. At this time, the long haul routes were operated by widebodies airplanes. The reduction and nonexistence of demand to available seats could change the scene of the international routes of long haul. This work study the viability of using narrowbodies airplanes on long haul routes, studying how this new technologies impact on the existent flights. To do this, it was analyzed the principal modification implemented by Boeing and Airbus (the two principal manufacturers of aviation sector) on the narrowbody planes that can do a long range flight. To this, the MATLAB software was used to write a code and generate plots that allow study the increase of payload transported by range of narrowbody airplanes, considering the main modifications of the different aircraft models in relation to previous versions. In addition, it was analyzed the Cost of Available Seat Kilometer (CASK) by distance flight, and to this a code was also written in Matlab. Therefore, it is possible to analyze the different aircraft models and the impact of long range versions on the sector, and correlate this information with currently existing routes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
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