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dc.contributor.advisorCastilho, Ela Wiecko Volkmer de-
dc.contributor.authorLima, Sarah Beatriz Portela de-
dc.identifier.citationLIMA, Sarah Beatriz Portela de. A trajetória das mulheres no bacharelado em Direito da Universidade de Brasília: análise sob uma ótica feminista. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia se dedica a analisar a trajetória das mulheres, enquanto discentes, na graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD-UnB), com o objetivo de compreender como as questões de gênero se manifestam e impactam a trajetória das estudantes no ambiente acadêmico. A hipótese levantada é a de que, inobstante ter ocorrido uma transformação quantitativa no quadro de discentes da faculdade, que passou a contar com um maior número de mulheres, não foi promovida pela instituição uma transformação no ambiente acadêmico-institucional, capaz de proporcionar a efetiva inclusão das ingressas através de uma igualdade material e da mitigação das desigualdades de gênero. Para isso, foi adotada uma abordagem metodológica mista, que integrou elementos quantitativos e qualitativos, a partir da análise dos depoimentos de duas ex-alunas da FD-UnB, sobre suas experiências subjetivas de formação, que lançaram luz sobre os obstáculos de gênero, em diálogo com o prévio levantamento de dados fornecidos pela instituição de ensino. Ademais, foi realizada pesquisa bibliográfica, a fim de que os temas e questões suscitados fossem construídos e embasados por conhecimentos teóricos consolidados. Ao término, são empreendidas reflexões acerca da necessidade de iniciativas de fomento à discussão da desigualdade de gênero no ambiente acadêmico-institucional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Direitopt_BR
dc.titleA trajetória das mulheres no bacharelado em Direito da Universidade de Brasília : análise sob uma ótica feministapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T17:19:04Z-
dc.date.available2024-01-30T17:19:04Z-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37514-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present monograph is dedicated to analyzing the trajectory of women as students in the undergraduate program of the Faculty of Law at the University of Brasília (FD-UnB), aiming to comprehend how gender issues manifest and impact the journey of female students in the academic environment. The hypothesis raised is that, despite a quantitative transformation in the composition of students at the faculty, with a greater number of women, the institution has not fostered a corresponding transformation in the academic-institutional environment capable of ensuring the effective inclusion of female entrants through material equality and the mitigation of gender inequalities. To achieve this, a mixed methodological approach was adopted, integrating quantitative and qualitative elements. This involved analyzing testimonies from two former FD-UnB students regarding their subjective educational experiences, shedding light on gender obstacles, in conjunction with a prior examination of data provided by the educational institution. Additionally, a literature review was conducted to construct and support the raised themes and questions with established theoretical knowledge. In conclusion, reflections are undertaken regarding the necessity of initiatives to promote the discussion of gender inequality in the academic-institutional environment.pt_BR
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