Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castilho, Ela Wiecko Volkmer de | - |
dc.contributor.author | Lima, Sarah Beatriz Portela de | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Sarah Beatriz Portela de. A trajetória das mulheres no bacharelado em Direito da Universidade de Brasília: análise sob uma ótica feminista. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia se dedica a analisar a trajetória das mulheres, enquanto discentes, na
graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD-UnB), com o objetivo de
compreender como as questões de gênero se manifestam e impactam a trajetória das estudantes
no ambiente acadêmico. A hipótese levantada é a de que, inobstante ter ocorrido uma
transformação quantitativa no quadro de discentes da faculdade, que passou a contar com um
maior número de mulheres, não foi promovida pela instituição uma transformação no ambiente
acadêmico-institucional, capaz de proporcionar a efetiva inclusão das ingressas através de uma
igualdade material e da mitigação das desigualdades de gênero. Para isso, foi adotada uma
abordagem metodológica mista, que integrou elementos quantitativos e qualitativos, a partir da
análise dos depoimentos de duas ex-alunas da FD-UnB, sobre suas experiências subjetivas de
formação, que lançaram luz sobre os obstáculos de gênero, em diálogo com o prévio
levantamento de dados fornecidos pela instituição de ensino. Ademais, foi realizada pesquisa
bibliográfica, a fim de que os temas e questões suscitados fossem construídos e embasados por
conhecimentos teóricos consolidados. Ao término, são empreendidas reflexões acerca da
necessidade de iniciativas de fomento à discussão da desigualdade de gênero no ambiente
acadêmico-institucional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.title | A trajetória das mulheres no bacharelado em Direito da Universidade de Brasília : análise sob uma ótica feminista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T17:19:04Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T17:19:04Z | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37514 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present monograph is dedicated to analyzing the trajectory of women as students in the
undergraduate program of the Faculty of Law at the University of Brasília (FD-UnB), aiming
to comprehend how gender issues manifest and impact the journey of female students in the
academic environment. The hypothesis raised is that, despite a quantitative transformation in
the composition of students at the faculty, with a greater number of women, the institution has
not fostered a corresponding transformation in the academic-institutional environment capable
of ensuring the effective inclusion of female entrants through material equality and the
mitigation of gender inequalities. To achieve this, a mixed methodological approach was
adopted, integrating quantitative and qualitative elements. This involved analyzing testimonies
from two former FD-UnB students regarding their subjective educational experiences, shedding
light on gender obstacles, in conjunction with a prior examination of data provided by the
educational institution. Additionally, a literature review was conducted to construct and support
the raised themes and questions with established theoretical knowledge. In conclusion,
reflections are undertaken regarding the necessity of initiatives to promote the discussion of
gender inequality in the academic-institutional environment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
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