Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Aguiar, Alexandre Kehrig Veronese | - |
dc.contributor.author | Silva, Grasielly Elias da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Grasielly Elias da. Sorria, você está sendo vigiado! As instituições e a proteção ao consumidor na era digital. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho aborda a crescente relevância dos dados na era digital, focalizando na elaboração
de perfis e nas decisões individuais. Examina-se a evolução do capitalismo de vigilância, com
ênfase na publicidade direcionada e nas questões de proteção de dados. O conceito de
"capitalismo de vigilância", que envolve o lucro obtido pela coleta de dados pessoais, é
discutido, assim como a legislação pertinente à proteção do consumidor, notadamente a
LGPD e o CDC. Analisa-se o papel de instituições, como o SNPC e o CONAR, na
preservação de dados. O trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica exploratória e usa
análise dedutiva para compreender como as instituições brasileiras lidam com a proteção do
consumidor no ambiente virtual. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dados - privacidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proteção de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo de vigilância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito do consumidor | pt_BR |
dc.title | Sorria, você está sendo vigiado! As instituições e a proteção ao consumidor na era digital | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T15:26:13Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T15:26:13Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37487 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study addresses the growing relevance of data in the digital age, focusing on profiling and
individual decisions. The evolution of surveillance capitalism is examined, with an emphasis
on targeted advertising and data protection issues. The concept of "surveillance capitalism",
which involves profiting from the collection of personal data, is discussed, as well as the
relevant consumer protection legislation, notably the LGPD and the CDC. The role of
institutions such as SNPC and CONAR in data preservation is analyzed. The work is the
result of exploratory bibliographical research and uses deductive analysis to understand how
Brazilian institutions deal with consumer protection in the virtual environment. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El trabajo se centra en la creciente importancia de los datos en la era digital, con foco en la
elaboración de perfiles y la toma de decisiones individuales. Se examina la evolución del
capitalismo de la vigilancia, haciendo especial énfasis en la publicidad selectiva y las
cuestiones relacionadas con la protección de datos. Se analiza el concepto de "capitalismo de
la vigilancia", que conlleva beneficiarse de la recopilación de los datos personales, así como
la legislación pertinente en materia de protección de los consumidores, en particular la LGPD
y la CDC. Se analiza el papel de instituciones como la SNSC y el CONAR en la preservación
de los datos. Este trabajo es el resultado de una investigación bibliográfica exploratoria y
utiliza el análisis deductivo para comprender cómo las instituciones brasileñas tratan la
protección del consumidor en el entorno virtual. | pt_BR |
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