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Título: Literatura infantil, brincadeiras e a educação de crianças bem pequenas
Autor(es): Oliveira, Thaynara Andrade
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Literatura
Educação infantil
Ludicidade
Contação de histórias
Recursos didáticos
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 30-Jan-2024
Referência: OLIVEIRA, Thaynara Andrade. Literatura infantil, brincadeiras e a educação de crianças bem pequenas. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como a literatura infantil tem sido utilizada em um espaço educacional particular do trabalho com as crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), no Distrito Federal, e como objetivos específicos descrever como os professores utilizam o recurso da contação de histórias com as crianças bem pequenas; identificar as formas de expressão das crianças bem pequenas, através de contos e recontos, desenhos, encenações ou outras formas, decorrentes da utilização da Literatura Infantil; investigar o impacto da literatura infantil como recurso pedagógico para o desenvolvimento do repertório cultural das crianças; perceber como as crianças se apropriam das histórias contadas. A metodologia utilizada na pesquisa para responder à problemática e atingir os objetivos propostos foi de abordagem qualitativa e a observação foi um dos instrumentos utilizados na pesquisa. Para isso, se faz necessário conhecer aspectos da origem da Literatura Infantil e as múltiplas formas de utilizá-la, no contexto educacional. Considera-se que a leitura por prazer é um importante momento para a criação do hábito de leitura, sem que haja a necessidade de avaliações das crianças no momento de contações de histórias e os momentos de roda. Os aspectos legais, que sustentam a Educação Infantil em nosso país, são importantes para apresentar como está organizada, mostrando os principais documentos que norteiam essa etapa de ensino, trazendo eixos estruturantes e campos de experiências que citam como deve ser a utilização da literatura nessa etapa do ensino-aprendizagem. No último capítulo relaciona-se as formas de expressão da criança com as brincadeiras e a literatura, pois a brincadeira constitui uma forma muito importante da criança se expressar. Os resultados mostram como a Literatura Infantil é fundamental para essa etapa em que as crianças bem pequenas estão inseridas, promovendo momentos de interação, contação de histórias pelos pequenos, contato com a escrita de maneira espontânea e a leitura de imagens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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