Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Thaynara Andrade | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Thaynara Andrade. Literatura infantil, brincadeiras e a educação de crianças bem pequenas. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como a literatura infantil tem sido
utilizada em um espaço educacional particular do trabalho com as crianças bem pequenas (1
ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), no Distrito Federal, e como objetivos específicos descrever
como os professores utilizam o recurso da contação de histórias com as crianças bem pequenas;
identificar as formas de expressão das crianças bem pequenas, através de contos e recontos,
desenhos, encenações ou outras formas, decorrentes da utilização da Literatura Infantil;
investigar o impacto da literatura infantil como recurso pedagógico para o desenvolvimento do
repertório cultural das crianças; perceber como as crianças se apropriam das histórias contadas.
A metodologia utilizada na pesquisa para responder à problemática e atingir os objetivos
propostos foi de abordagem qualitativa e a observação foi um dos instrumentos utilizados na
pesquisa. Para isso, se faz necessário conhecer aspectos da origem da Literatura Infantil e as
múltiplas formas de utilizá-la, no contexto educacional. Considera-se que a leitura por prazer é
um importante momento para a criação do hábito de leitura, sem que haja a necessidade de
avaliações das crianças no momento de contações de histórias e os momentos de roda. Os
aspectos legais, que sustentam a Educação Infantil em nosso país, são importantes para
apresentar como está organizada, mostrando os principais documentos que norteiam essa etapa
de ensino, trazendo eixos estruturantes e campos de experiências que citam como deve ser a
utilização da literatura nessa etapa do ensino-aprendizagem. No último capítulo relaciona-se as
formas de expressão da criança com as brincadeiras e a literatura, pois a brincadeira constitui
uma forma muito importante da criança se expressar. Os resultados mostram como a Literatura
Infantil é fundamental para essa etapa em que as crianças bem pequenas estão inseridas,
promovendo momentos de interação, contação de histórias pelos pequenos, contato com a
escrita de maneira espontânea e a leitura de imagens. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil, brincadeiras e a educação de crianças bem pequenas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T13:20:37Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T13:20:37Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37463 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|