Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CaiqueEmanuelNunesPereira_tcc.pdf951,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direito à educação no sistema penitenciário do Distrito Federal
Autor(es): Pereira, Caique Emanuel Nunes da Costa Alves
Orientador(es): Silva, Caetana Juracy Rezende
Assunto: Sistema penitenciário
Direito à educação
Políticas educacionais
Prisioneiros - educação
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 26-Jan-2024
Referência: PEREIRA, Caique Emanuel Nunes da Costa Alves. Direito à educação no sistema penitenciário do Distrito Federal. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho teceu reflexões acerca do direito à educação dentro do sistema Penitenciário do Distrito Federal, considerando que a educação está garantida por meio da Constituição nacional brasileira e também através de diversos normativos. Buscou-se traçar um panorama do que vem ocorrendo para se oferecer tal direito que, como este estudo aponta, é muitas vezes negado à maioria dos privados de liberdade. A educação dentro das penitenciárias está formalizada em atos legislativos como a Constituição Federal de 1988; a Lei de Diretrizes Básicas da Educação; a Lei de Execução Penal; atos do Conselho Nacional de Educação, além de outros instrumentos normativos. O trabalho apresenta um breve histórico do direito à educação e como este chega ao sistema penitenciário, evocando as contradições e desafios particulares nesse espaço que, historicamente, não é visto como educacional. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica, com a utilização de dados quantitativos a fim de se compreender as condições atuais do sistema penitenciário do DF. Conclui-se, com base no material analisado, que as legislações e os planos são teoricamente competentes no que diz respeito à definição das condições para realização do direito à educação dentro do sistema penitenciário. No entanto, são inúmeros os dilemas e obstáculos na garantia desse direito, entre eles, a ausência de interesse do Poder Público e da sociedade. Nesse cenário, a educação deixa de ser um direito, sendo, muitas vezes, utilizada como instrumento de controle e privilégio.
Abstract: This work wove reflections about the right to education within the Penitentiary system of the Federal District, considering that education is guaranteed by the Brazilian national Constitution and also by means of several regulations. We sought to draw an overview of what has been happening to offer such a right, which, as this study points out, is often denied to most people deprived of liberty. Education in penitentiaries is formalized in legislative acts such as the Federal Constitution of 1988; the Basic Education Guidelines Law; the Penal Execution Law; acts of the National Council of Education, in addition to other normative instruments. The work presents a brief history of the right to education and how it reaches the penitentiary system, evoking its particular contradictions and challenges in this space that, historically, is not seen as educational. The study was developed through documentary and bibliographical research, using quantitative data in order to understand the current conditions of the DF penitentiary system. It was concluded, based on the analyzed material, that the laws and plans are theoretically competent with regard to defining the conditions for realizing the right to education within the penitentiary system. However, there are several dilemmas and obstacles in guaranteeing this right, among them, the lack of interest from the Public Power and society. In this scenario, education ceases to be a right, and is often used as an instrument of control and privilege.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.