Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Caetana Juracy Rezende | - |
dc.contributor.author | Pereira, Caique Emanuel Nunes da Costa Alves | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Caique Emanuel Nunes da Costa Alves. Direito à educação no sistema penitenciário do Distrito Federal. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teceu reflexões acerca do direito à educação dentro do sistema
Penitenciário do Distrito Federal, considerando que a educação está garantida por
meio da Constituição nacional brasileira e também através de diversos normativos.
Buscou-se traçar um panorama do que vem ocorrendo para se oferecer tal direito
que, como este estudo aponta, é muitas vezes negado à maioria dos privados de
liberdade. A educação dentro das penitenciárias está formalizada em atos
legislativos como a Constituição Federal de 1988; a Lei de Diretrizes Básicas da
Educação; a Lei de Execução Penal; atos do Conselho Nacional de Educação, além
de outros instrumentos normativos. O trabalho apresenta um breve histórico do
direito à educação e como este chega ao sistema penitenciário, evocando as
contradições e desafios particulares nesse espaço que, historicamente, não é visto
como educacional. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e
bibliográfica, com a utilização de dados quantitativos a fim de se compreender as
condições atuais do sistema penitenciário do DF. Conclui-se, com base no material
analisado, que as legislações e os planos são teoricamente competentes no que diz
respeito à definição das condições para realização do direito à educação dentro do
sistema penitenciário. No entanto, são inúmeros os dilemas e obstáculos na garantia
desse direito, entre eles, a ausência de interesse do Poder Público e da sociedade.
Nesse cenário, a educação deixa de ser um direito, sendo, muitas vezes, utilizada
como instrumento de controle e privilégio. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema penitenciário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prisioneiros - educação | pt_BR |
dc.title | Direito à educação no sistema penitenciário do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T17:26:26Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T17:26:26Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37409 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work wove reflections about the right to education within the Penitentiary system
of the Federal District, considering that education is guaranteed by the Brazilian
national Constitution and also by means of several regulations. We sought to draw an
overview of what has been happening to offer such a right, which, as this study points
out, is often denied to most people deprived of liberty. Education in penitentiaries is
formalized in legislative acts such as the Federal Constitution of 1988; the Basic
Education Guidelines Law; the Penal Execution Law; acts of the National Council of
Education, in addition to other normative instruments. The work presents a brief
history of the right to education and how it reaches the penitentiary system, evoking
its particular contradictions and challenges in this space that, historically, is not seen
as educational. The study was developed through documentary and bibliographical
research, using quantitative data in order to understand the current conditions of the
DF penitentiary system. It was concluded, based on the analyzed material, that the
laws and plans are theoretically competent with regard to defining the conditions for
realizing the right to education within the penitentiary system. However, there are
several dilemmas and obstacles in guaranteeing this right, among them, the lack of
interest from the Public Power and society. In this scenario, education ceases to be a
right, and is often used as an instrument of control and privilege. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|