Título: | A formação docente na educação infantil para o trabalho pedagógico com crianças autistas |
Autor(es): | Souza, Bruno Argemiro Sousa e |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Educação infantil Pedagogos - formação Autismo em crianças Crianças autistas - aprendizagem |
Data de apresentação: | 26-Jul-2023 |
Data de publicação: | 26-Jan-2024 |
Referência: | SOUZA, Bruno Argemiro Sousa e. A formação docente na educação infantil para o trabalho pedagógico com crianças autistas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente artigo discute a formação docente como prática do cotidiano e qualificação de
professores da educação infantil, especialmente, para o trabalho com crianças autistas. O
objetivo principal é compreender o processo histórico do autismo e a importância da formação
docente para os profissionais da educação infantil no trabalho pedagógico com crianças autistas.
Trazemos a princípio a história e o conceito do autismo, primeiros estudos acerca do tema e a
inclusão das crianças autistas, dentre outros pontos importantes. Os objetivos foram traçados de
acordo com a necessidade de acessar mais conteúdos teóricos acerca do autismo, a partir de um
exercício de revisão de literatura. Nossos objetivos específicos são conceituar o que é o autismo
e compreender, historicamente, como o conceito de autismo foi sendo construído e compreender
a importância da formação docente para o trabalho pedagógico com crianças autistas. Para
atingir esses objetivos, tivemos dois bancos de dados pesquisados: as plataformas, CAPES
Periódicos e Scielo. Utilizamos como descritores o Autismo and Educação Infantil and
Formação Docente; Autismo and Educação Infantil; e Autismo and Formação Docente; em uma
janela de pesquisa de dez anos, e como critérios de seleção, consideramos que os artigos
precisavam ter revisão por pares, estar dentro da língua portuguesa e ser do campo da educação.
Diante disso, foram selecionados dez artigos, além dos artigos ofertados pela orientadora, que
serviram para cotejarmos e complementarmos a pesquisa. Diante dessa pesquisa, mostrou-se
consensual entre todos os artigos a necessidade de formação para o trabalho com crianças com
Transtorno do Espectro Autista, evidenciou-se também uma convenção de traços mais aparentes
no autismo, sendo eles, o comportamento, a interação social e a comunicação. Outro ponto
observado foi o receio dos professores em trabalhar com crianças autistas, por medo de falhar,
ou de não conseguir implementar sua prática pedagógica, além da maioria dos professores
apontarem a superlotação das salas como fator crucial para não conseguir trabalhar
adequadamente, a falta de formação e a necessidade de um outro profissional atuando como
auxiliar nas práticas pedagógicas. Então podemos entender que os professores sentem carência
de conhecimento sobre o autismo, o que interfere diretamente no trabalho com essas crianças. A
aceitação por parte dos profissionais e pelas famílias também se fazem relevantes para o
processo de inclusão e aprendizado dessas crianças. Na análise dos artigos o ponto que mais se
destacou foi a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI), que utiliza da proposta
pedagógica regular, para criar um plano individualizado, mantendo os mesmos objetivos. Diante
disso, consideramos que há uma grande necessidade de pesquisas e estudos que se voltem à
análise da prática pedagógica com crianças autistas, mas sem deixar a teoria de fora, pois prática
e teoria devem caminhar juntas. |
Abstract: | This article discusses teacher training as a daily practice and qualification of early childhood
education teachers, especially for working with autistic children. The main objective is to
understand the historical process of autism and the importance of teacher training for early
childhood education professionals in pedagogical work with autistic children. We bring at first
the history and concept of autism, first studies on the subject and the inclusion of autistic
children, among other important points. The objectives were outlined according to the need to
access more theoretical content about autism, from a literature review exercise. Our specific
objectives are to conceptualize what Autism Spectrum Disorder is and to understand,
historically, how the concept of autism was being built and to understand the importance of
teacher training for pedagogical work with autistic children. To achieve these objectives, we had
two databases searched: the platforms, CAPES Periodicals and Scielo. We used as descriptors
Autism and Early Childhood Education and Teacher Training; Autism and Early Childhood
Education; and Autism and Teacher Training; in a ten-year research window, and as selection
criteria, we considered that the articles needed to have peer review, be within the Portuguese
language and be from the field of education. Therefore, ten articles were selected, in addition to
the articles offered by the advisor, which served to compare and complement the research. In
view of this research, there was a consensus among all articles on the need for training to work
with children with Autism Spectrum Disorder, there was also a convention of more apparent
traits in autism, namely, behavior, social interaction and communication. Another point observed
was the fear of teachers in working with autistic children, for fear of failing, or failing to
implement their pedagogical practice, in addition to most teachers point to the overcrowding of
the rooms as a crucial factor for not being able to work properly, the lack of training and the
need for another professional acting as an assistant in pedagogical practices. So we can
understand that teachers feel a lack of knowledge about autism, which directly interferes in
working with these children. The acceptance by professionals and families are also relevant to
the process of inclusion and learning of these children. In the analysis of the articles the point
that stood out was the importance of the Individualized Educational Plan (IEP), which uses the
regular pedagogical proposal, to create an individualized plan, keeping the same goals. Given
this, we consider that there is a great need for research and studies that turn to the analysis of
pedagogical practice with autistic children, but without leaving theory out, because practice and
theory must go together. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.