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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorSouza, Bruno Argemiro Sousa e-
dc.identifier.citationSOUZA, Bruno Argemiro Sousa e. A formação docente na educação infantil para o trabalho pedagógico com crianças autistas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo discute a formação docente como prática do cotidiano e qualificação de professores da educação infantil, especialmente, para o trabalho com crianças autistas. O objetivo principal é compreender o processo histórico do autismo e a importância da formação docente para os profissionais da educação infantil no trabalho pedagógico com crianças autistas. Trazemos a princípio a história e o conceito do autismo, primeiros estudos acerca do tema e a inclusão das crianças autistas, dentre outros pontos importantes. Os objetivos foram traçados de acordo com a necessidade de acessar mais conteúdos teóricos acerca do autismo, a partir de um exercício de revisão de literatura. Nossos objetivos específicos são conceituar o que é o autismo e compreender, historicamente, como o conceito de autismo foi sendo construído e compreender a importância da formação docente para o trabalho pedagógico com crianças autistas. Para atingir esses objetivos, tivemos dois bancos de dados pesquisados: as plataformas, CAPES Periódicos e Scielo. Utilizamos como descritores o Autismo and Educação Infantil and Formação Docente; Autismo and Educação Infantil; e Autismo and Formação Docente; em uma janela de pesquisa de dez anos, e como critérios de seleção, consideramos que os artigos precisavam ter revisão por pares, estar dentro da língua portuguesa e ser do campo da educação. Diante disso, foram selecionados dez artigos, além dos artigos ofertados pela orientadora, que serviram para cotejarmos e complementarmos a pesquisa. Diante dessa pesquisa, mostrou-se consensual entre todos os artigos a necessidade de formação para o trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista, evidenciou-se também uma convenção de traços mais aparentes no autismo, sendo eles, o comportamento, a interação social e a comunicação. Outro ponto observado foi o receio dos professores em trabalhar com crianças autistas, por medo de falhar, ou de não conseguir implementar sua prática pedagógica, além da maioria dos professores apontarem a superlotação das salas como fator crucial para não conseguir trabalhar adequadamente, a falta de formação e a necessidade de um outro profissional atuando como auxiliar nas práticas pedagógicas. Então podemos entender que os professores sentem carência de conhecimento sobre o autismo, o que interfere diretamente no trabalho com essas crianças. A aceitação por parte dos profissionais e pelas famílias também se fazem relevantes para o processo de inclusão e aprendizado dessas crianças. Na análise dos artigos o ponto que mais se destacou foi a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI), que utiliza da proposta pedagógica regular, para criar um plano individualizado, mantendo os mesmos objetivos. Diante disso, consideramos que há uma grande necessidade de pesquisas e estudos que se voltem à análise da prática pedagógica com crianças autistas, mas sem deixar a teoria de fora, pois prática e teoria devem caminhar juntas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças autistas - aprendizagempt_BR
dc.titleA formação docente na educação infantil para o trabalho pedagógico com crianças autistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-26T14:28:22Z-
dc.date.available2024-01-26T14:28:22Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37408-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article discusses teacher training as a daily practice and qualification of early childhood education teachers, especially for working with autistic children. The main objective is to understand the historical process of autism and the importance of teacher training for early childhood education professionals in pedagogical work with autistic children. We bring at first the history and concept of autism, first studies on the subject and the inclusion of autistic children, among other important points. The objectives were outlined according to the need to access more theoretical content about autism, from a literature review exercise. Our specific objectives are to conceptualize what Autism Spectrum Disorder is and to understand, historically, how the concept of autism was being built and to understand the importance of teacher training for pedagogical work with autistic children. To achieve these objectives, we had two databases searched: the platforms, CAPES Periodicals and Scielo. We used as descriptors Autism and Early Childhood Education and Teacher Training; Autism and Early Childhood Education; and Autism and Teacher Training; in a ten-year research window, and as selection criteria, we considered that the articles needed to have peer review, be within the Portuguese language and be from the field of education. Therefore, ten articles were selected, in addition to the articles offered by the advisor, which served to compare and complement the research. In view of this research, there was a consensus among all articles on the need for training to work with children with Autism Spectrum Disorder, there was also a convention of more apparent traits in autism, namely, behavior, social interaction and communication. Another point observed was the fear of teachers in working with autistic children, for fear of failing, or failing to implement their pedagogical practice, in addition to most teachers point to the overcrowding of the rooms as a crucial factor for not being able to work properly, the lack of training and the need for another professional acting as an assistant in pedagogical practices. So we can understand that teachers feel a lack of knowledge about autism, which directly interferes in working with these children. The acceptance by professionals and families are also relevant to the process of inclusion and learning of these children. In the analysis of the articles the point that stood out was the importance of the Individualized Educational Plan (IEP), which uses the regular pedagogical proposal, to create an individualized plan, keeping the same goals. Given this, we consider that there is a great need for research and studies that turn to the analysis of pedagogical practice with autistic children, but without leaving theory out, because practice and theory must go together.pt_BR
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