Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaLuizaSaldanhaLouzeiro_tcc.pdf7,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O modelo de educação integral de Anísio Teixeira e as Escolas classe/parque da 308 sul de Brasília/df. Uma releitura em 2023
Autor(es): Louzeiro, Ana Luiza Saldanha
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Educação integral
Brasília (DF) - educação
Escolas parque
Teixeira, Anísio, 1900 - 1971
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 26-Jan-2024
Referência: LOUZEIRO, Ana Luiza Saldanha. O modelo de educação integral de Anísio Teixeira e as Escolas classe/parque da 308 sul de Brasília/df. Uma releitura em 2023. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os projetos pedagógicos, os espaços e ambientes das escolas Parque e Classe da 308 Sul de Brasília/DF em 2023 para verificar em que medida se assemelham ao modelo de Educação Integral de Anísio Teixeira. A investigação tem uma abordagem qualitativa, caracterizada enquanto pesquisa bibliográfica e documental. A partir de escritos de Anísio Teixeira, foi feita uma análise dos documentos Projetos Políticos Pedagógicos e fotografias das escolas Parque e Classe 308 sul. A discussão teórica tratou dos conceitos: papel social da escola e educação integral, baseando-se principalmente nos autores Libâneo, Paulo Freire e Saviani. Os resultados obtidos imprimem que a função social tensionada por Anísio Teixeira quando este criou o projeto encontra-se presente nas Escolas Classe e Parque da 308 sul, pois essas objetivam formar seres humanos críticos, desenvolvendo não somente o cognitivo, mas físico e emocional. Todavia, ao observar os Projetos Pedagógicos das escolas, compreende-se que algumas aspirações não são totalmente atendidas, como a parceria entre as escolas e escola-comunidade/família, sendo um ponto relevante e compreendido pelas instituições. Ambas instituições foram construídas com base no Plano de Anísio Teixeira e possuem em seu cerne os interesses dele, tratando da estrutura física e da missão da instituição, mas ao longo do tempo ocorreram mudanças, no que tange as atividades oferecidas e a parceria comunidade/escola, distanciando-se do pensamento inicial, que objetivava transformar as escola em “universidades infantis”.
Abstract: This research aimed to know the pedagogical projects, spaces and environments of the Parque e Classe schools on 308 Sul de Brasília/DF in the year 2023 to verify to what extent they resemble Anísio Teixeira's Integral Education model. The investigation has a qualitative approach, characterized as bibliographical and documental research. Based on the writings of Anísio Teixeira, an analysis was made of the documents and photographs of the Pedagogical Political Projects of the Parque and Classe 308 Sul schools. The theoretical discussion dealt with the concepts: social role of the school and comprehensive education, based on authors such as Libâneo, Paulo Freire and Saviani. The results obtained show that the social function emphasized by Anísio Teixeira when he created the project is present in the Escolas Classe and Parque da 308 Sul, as they aim to form critical human beings, developing not only the cognitive, but physical and emotional. However, when observing the Pedagogical Projects of the schools, it is understood that some wishes are not fully met, such as the partnership between schools and school-community/family, being a relevant point and understood by the institutions. In conclusion, both institutions were built based on Anísio Teixeira's Plan and have his interests at their center, dealing with the institution's physical structure and mission, but over time there have been changes in the activities offered and in the partnership with the community. /school, moving away from the initial thought, which aimed to transform schools into “children's universities”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.