Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Louzeiro, Ana Luiza Saldanha | - |
dc.identifier.citation | LOUZEIRO, Ana Luiza Saldanha. O modelo de educação integral de Anísio Teixeira e as Escolas classe/parque da 308 sul de Brasília/df. Uma releitura em 2023. 2023. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar os projetos pedagógicos, os espaços e ambientes
das escolas Parque e Classe da 308 Sul de Brasília/DF em 2023 para verificar em que medida
se assemelham ao modelo de Educação Integral de Anísio Teixeira. A investigação tem uma
abordagem qualitativa, caracterizada enquanto pesquisa bibliográfica e documental. A partir
de escritos de Anísio Teixeira, foi feita uma análise dos documentos Projetos Políticos
Pedagógicos e fotografias das escolas Parque e Classe 308 sul. A discussão teórica tratou dos
conceitos: papel social da escola e educação integral, baseando-se principalmente nos autores
Libâneo, Paulo Freire e Saviani. Os resultados obtidos imprimem que a função social
tensionada por Anísio Teixeira quando este criou o projeto encontra-se presente nas Escolas
Classe e Parque da 308 sul, pois essas objetivam formar seres humanos críticos,
desenvolvendo não somente o cognitivo, mas físico e emocional. Todavia, ao observar os
Projetos Pedagógicos das escolas, compreende-se que algumas aspirações não são totalmente
atendidas, como a parceria entre as escolas e escola-comunidade/família, sendo um ponto
relevante e compreendido pelas instituições. Ambas instituições foram construídas com base
no Plano de Anísio Teixeira e possuem em seu cerne os interesses dele, tratando da estrutura
física e da missão da instituição, mas ao longo do tempo ocorreram mudanças, no que tange
as atividades oferecidas e a parceria comunidade/escola, distanciando-se do pensamento
inicial, que objetivava transformar as escola em “universidades infantis”. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação integral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas parque | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teixeira, Anísio, 1900 - 1971 | pt_BR |
dc.title | O modelo de educação integral de Anísio Teixeira e as Escolas classe/parque da 308 sul de Brasília/df. Uma releitura em 2023 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T13:22:56Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T13:22:56Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37406 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to know the pedagogical projects, spaces and environments of the Parque
e Classe schools on 308 Sul de Brasília/DF in the year 2023 to verify to what extent they
resemble Anísio Teixeira's Integral Education model. The investigation has a qualitative
approach, characterized as bibliographical and documental research. Based on the writings of
Anísio Teixeira, an analysis was made of the documents and photographs of the Pedagogical
Political Projects of the Parque and Classe 308 Sul schools. The theoretical discussion dealt
with the concepts: social role of the school and comprehensive education, based on authors
such as Libâneo, Paulo Freire and Saviani. The results obtained show that the social function
emphasized by Anísio Teixeira when he created the project is present in the Escolas Classe
and Parque da 308 Sul, as they aim to form critical human beings, developing not only the
cognitive, but physical and emotional. However, when observing the Pedagogical Projects of
the schools, it is understood that some wishes are not fully met, such as the partnership
between schools and school-community/family, being a relevant point and understood by the
institutions. In conclusion, both institutions were built based on Anísio Teixeira's Plan and
have his interests at their center, dealing with the institution's physical structure and mission,
but over time there have been changes in the activities offered and in the partnership with the
community. /school, moving away from the initial thought, which aimed to transform schools
into “children's universities”. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|