Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mello, Ana de Oliveira Frazão Vieira de | - |
dc.contributor.author | Iizuka, Fernanda Passos Oppermann | - |
dc.identifier.citation | IIZUKA, Fernanda Passos Oppermann. Análise de Impacto Regulatório: um estudo sobre as previsões de dispensa no sistema regulatório brasileiro. 2023. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Análise de Impacto Regulatório (AIR) é uma ferramenta frequentemente atrelada à
confiabilidade da regulação. Seu objetivo fundamental é direcionar o órgão regulatório na
tomada de decisões mais responsáveis, apropriadas e eficazes, por meio da avaliação dos
impactos reais das diversas alternativas disponíveis para a tomada de decisões de regulação.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) relaciona a AIR à
transparência, moralidade e accountability das escolhas do regulador. Tal mecanismo foi
positivado no ordenamento jurídico brasileiro em 2019 pela Lei de Liberdade Econômica
(LLE) e pela Lei das Agências Reguladoras (LAR), sendo regulamentada de maneira mais
específica no Decreto 10.411/2020. Nesse Decreto, há a previsão de amplas exceções para a
aplicação dessa análise, tais como as disposições dos art. 1º, §3º, art. 3º, §§ 2º e 4º, e as
hipóteses de dispensa do art. 4º. Desse modo, a partir da contextualização dos conceitos de
regulação e de seus efeitos no mercado, com um posterior olhar específico para a regulação
no cenário brasileiro, o presente trabalho buscou responder a seguinte pergunta: seriam as
previsões as hipóteses de exceção e dispensa dispostas no Decreto 10.411/2020 um
esvaziamento do mecanismo da Análise de Impacto Regulatório, especialmente na sua
aplicação (ou não aplicação) na prática? Para responder tal questão, foi realizado um
levantamento bibliográfico e legislativo, seguido da análise de casos de aplicação e de
dispensa da AIR, dentro do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), buscando
mapear se as hipóteses previstas no diploma foram excessivamente amplas, de modo a
prejudicar a qualidade da regulação do mercado e sua aplicação em termos práticos. O que foi
observado nas notas técnicas do CONFAZ foram justificativas em comum, com a repetição
de dispositivos específicos que foram citados sem maiores explicações, em textos de poucos
parágrafos. A preocupação trazida pelos casos levantados é de que a aplicação prática da
ferramenta em cenário nacional esteja ocorrendo de maneira que seu objetivo principal, qual
seja a melhora da qualidade da regulação por sua transparência e fundamentação, de modo a
evitar arbitrariedades do regulador, é esvaziado e colocado em xeque. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de Impacto Regulatório (AIR) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito regulatório | pt_BR |
dc.title | Análise de Impacto Regulatório: um estudo sobre as previsões de dispensa no sistema regulatório brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T22:01:49Z | - |
dc.date.available | 2024-01-25T22:01:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37403 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Regulatory Impact Analysis (RIA) is a tool often linked to the reliability of regulation. Its
fundamental objective is to guide the regulatory body in making more responsible,
appropriate and effective decisions, by assessing the real impacts of the various alternatives
available for making regulatory decisions. The Organization for Economic Cooperation and
Development (OECD) links RIA to the transparency, morality and accountability of the
regulator's choices. This mechanism was enshrined in the Brazilian legal system in 2019 by
the Economic Freedom Law and the Regulatory Agencies Law, and is regulated more
specifically in Decree 10.411/2020. In this Decree, there are broad exceptions to the
application of this analysis, such as the provisions of art. 1, §3, art. 3, §§2 and 4, and the
hypotheses of exemption in art. 4. Thus, based on a contextualization of the concepts of
regulation and their effects on the market, with a subsequent specific look at regulation in the
Brazilian scenario, this work sought to answer the following question: would the provisions
of the hypotheses of exception and exemption set out in Decree 10.411/2020 be an emptying
of the Regulatory Impact Analysis mechanism, especially in its application (or
non-application) in practice? In order to answer this question, a bibliographical and
legislative survey was carried out, followed by an analysis of cases where the RIA has been
applied and waived by the National Finance Policy Council (CONFAZ), in an attempt to map
out whether the hypotheses set out in the law were excessively broad, so as to jeopardize the
quality of market regulation and its application in practical terms. What was observed in
CONFAZ's technical notes were common justifications, with the repetition of specific
provisions that were cited without further explanation, in texts of a few paragraphs. The
concern raised by the cases is that the practical application of the tool on a national scale is
occurring in such a way that its main objective, which is to improve the quality of regulation
through its transparency and reasoning, in order to avoid arbitrariness on the part of the
regulator, is being undermined and called into question. | pt_BR |
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