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Título: “É um monstro grande, pisa forte” : um estudo sobre a precarização do trabalho docente
Autor(es): Carvalho, Alane Medeiros
Orientador(es): Silva, Caetana Juracy Rezende
Assunto: Docência
Trabalho - precarização
Trabalho docente
Neoliberalismo
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 25-Jan-2024
Referência: CARVALHO, Alane Medeiros. “É um monstro grande, pisa forte”: um estudo sobre a precarização do trabalho docente. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a precarização do trabalho docente. Com objetivo de investigar como este fenômeno é abordado em trabalhos acadêmicos. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Com essa finalidade, foram selecionadas quatro teses e sete dissertações disponíveis no banco de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD. Para selecionar pesquisas mais atuais, o recorte temporal foi delimitado aos últimos 5 anos. Os trabalhos apontaram o neoliberalismo como o fator que determina a precariedade do trabalho docente na contemporaneidade, causando intensificação do trabalho, maior controle e cobrança a categoria docente. Esse processo de precarização inicia-se a partir de 1970 a nível global e 1990 começa a ser implementado no Brasil. Encontrando sua síntese entre os anos 2016 e 2017 a partir dos marcos formais da aprovação da EC n° 95/2016 - Emenda constitucional do Teto de Gastos Públicos; da Lei 13.467/2017 - Reforma trabalhista; da Lei nº 13.429/2017 - Lei de terceirização, e mais recente EC n° 103/2019 - Reforma da Previdência. Entre as consequências verifica-se a diminuição da contratação de professores efetivos e o aumento da contratação de professores temporários, com menos garantias e diretos. As reflexões desenvolvidas ao longo deste estudo permitiram a compreensão de como ocorre a precarização do trabalho docente e uma análise crítica das condições materiais as quais os docentes estão sujeitados.
Abstract: This research has as its theme the precariousness of teaching work. The main objective was to investigate how this phenomenon has appeared in academic papers. To this end, we proceed with bibliographical research with a qualitative approach. We selected four theses and seven dissertations in the database: Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD. To select more current research, the time frame was delimited to the last 5 years. The studies pointed to neoliberalism as the main factor in the precariousness of teaching work conditions in contemporary times, causing the intensification of work, greater control, and charging the teaching category. This process of precariousness began in 1970 at a global level and 1990 began to be implemented in Brazil. Finding its synthesis between the years 2016 and 2017 from the formal milestones of the approval of EC No. 95/2016 - Constitutional Amendment of the Public Expenditure Ceiling; Law 13.467/2017 - Labor Reform; Law No. 13,429/2017 - Outsourcing Law, and more recent EC No. 103/2019 - Pension Reform. Among the consequences are a decrease in the hiring of permanent teachers and an increase in the hiring of temporary teachers, with fewer guarantees and direct. The reflections developed throughout this study allowed us to understand the degradation of teachers' working conditions forms. The study also allowed us to analyze critically the material working conditions in teaching.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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